Para potencializar o empreendedorismo e a inovação atrelada às vocações locais, o Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realiza, de 9 a 11 de dezembro deste ano, o workshop “Ecossistemas de Inovação”, em Manaus e no município de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).
O evento tem como objetivo apoiar a implantação de incubadoras de empresas no Amazonas, além de alavancar as potencialidades locais e traçar um plano para apoiar as incubadoras que agregarão valor aos produtos regionais.
Em Manacapuru, o workshop está sendo realizado nesta quarta-feira, 9 de dezembro, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município, com representantes da Anprotec, da prefeitura e de incubadoras no município, além de representantes dos Serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Aprendizagem Comercial (Senac), Social do Comércio (Sesc), de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das universidades e instituições de pesquisa e/ou Ensino.
Em Manaus, a programação do workshop será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, na Incubadora Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil (Ulbratech Manaus), no Conjunto Atílio Andreazza, no Japiim.
No dia 10, a programação iniciará às 14h com a análise dos resultados do ecossistema de inovação de Manaus e priorização das diretrizes de atuação no aprimoramento das ações voltadas à inovação na capital.
No dia 11, a programação iniciará com as 09h com uma palestra sobre os principais elementos do ecossistema de inovação do Amazonas e o papel de cada microempreendedor neste cenário. A palestra será ministrada pelo gestor de projetos da Anprotec, Carlos Eduardo Negrão Bizzotto.
A programação encerrará com uma discussão sobre o aprimoramento do ecossistema de inovação do Amazonas com base, entre outros, nas iniciativas das incubadoras e microempreendedores.
Reunião de trabalho – Na quarta-feira de ontem, dia 9, o Governo do Estado, via Fapeam, em parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), realizou a primeira reunião de trabalho com os 40 microempreendedores selecionados no Programa Sinapse da Inovação.
Cada selecionado receberá um aporte financeiro no valor de R$ 50 mil do governo do Estado para transformar ideias em negócios de sucesso. A reunião de trabalho tem como objetivo informar aos selecionados os trâmites administrativos e discutir os próximos passos para início do desenvolvimento dos projetos aprovados.