Embarcar numa viagem no tempo, mais precisamente na Era Dourada do Ciclo da Borracha, e de bônus cair na gargalhada com o espetáculo teatral “Muitas Luas” dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Assim foi a última sexta-feira (20 de maio) de mais de 45 crianças da Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, que participaram da programação especial da Semana Nacional de Museus, realizada no Museu do Seringal Vila Paraíso, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
Para a maioria dos alunos a visita ao Museu do Seringal foi uma experiência inédita. “Este tipo de iniciativa é muito importante pelo acesso à cultura, principalmente na nossa região onde a locomoção é complicada. Ver de perto um peça teatral, que, até então, eles só tinham visto pela TV foi um momento especial para eles. Quanto à questão educacional, sair da sala de aula e vir ao Museu ajuda a criança a entender de perto a origem de sua história, do povo amazônico, e de como se originou a cidade. Aqui, eles estão visualizando a história acontecer”, comenta a professora Adriana Nascimento.
Emocionada, a diretora de museus da Secretaria de Cultura, Cléia Vianna, fala da satisfação de levar a programação da Semana de Museus, do Governo do Amazonas, para as crianças da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. “É um trabalho desafiador, mas muito compensador quando vejo a alegria nos olhos dos alunos. Eles estão encantados com tudo isso. Também é importante dar esse palco aos jovens alunos do curso de artes de Liceu para se apresentarem para esse público tão especial. Foi um momento marcante na vida dessas crianças”, ressalta.
Interpretado por Renan Dias (Rei), Lídia Araujo (Princesa), Ívina Carolina (Bobo), Isnnayra Ferreira (Ministro), Izau Araújo (Astrônomo), Anna Renata (Aia), Marcos Vasconcelos (médico), Emanuel Pinheiro (Ourives), Alva Cristina (narradora 1), Anna Paula Reis (narradora 2), Jacson da Silva (recepção) e Kilson Moura (recepção), com direção de Elias Monteiro, o espetáculo infantil “Muitas Luas” é uma adaptação do conto grego chamado “Quero a Lua”, em que uma princesa mimada, ao adoecer, pede ao seu pai, o rei, que lhe consiga a lua, insistindo que esta seria a única forma de curar-se. O rei tenta a todo custo conceder seu pedido, mobilizando toda a corte para agradar a princesa. A peça é baseada na adaptação que Tatiana Belink, renomada escritora paulista.
Museu do Seringal Vila Paraíso
Histórico – Atraindo visitantes que desejam conhecer de perto o modo de ser e viver do homem do seringal, o Museu do Seringal Vila Paraíso foi inaugurado no dia 16 de agosto de 2002 e é o maior projeto turístico e cultural do Governo do Estado, pois oferece uma ampla visão da situação dos seringais da era de ouro do Ciclo da Borracha.
Resultado do polo de cinema do Amazonas, foi originalmente criado para servir de set de filmagens do seriado “A Selva”, dirigido por Leonel Vieira em uma adaptação livre da obra do escritor português Ferreira de Castro, que volta ao passado histórico caracterizando a economia e a sociedade Amazonense no início do século 20.
Acervo – É formado por ambientações de época – ciclo da borracha – com móveis e utensílios que testemunham a riqueza dos seringais, quando a borracha estava no auge de sua valorização econômica.
Roteiro de visitação – Trapiche; Barracão de armazenamento das pelas de borracha; Casarão do seringalista; Barracão de aviamento; Capela de N. Sra da Conceição; Banho das mulheres; Trilha das seringueiras; Casa do seringueiro; Tapiri de defumação da borracha; Cemitério cenográfico; Estrebaria; Casa de farinha; Barracão dos seringueiros.