Governo do Amazonas entrega laboratórios de robótica em todo o estado

O Governo do Estado já entregou 27 Espaços Makers em Manaus e nas nove calhas do estado, o Espaço faz parte do projeto Fazer para Aprender, que integra o Educa + Amazonas

MANAUS – O aprendizado fica muito mais atrativo quando educação e tecnologia caminham juntas, e isso já é uma realidade nas escolas da rede pública de ensino do Amazonas. A estrutura está sendo viabilizada desde agosto de 2021, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que está equipando as escolas estaduais com laboratórios de robótica, que contemplam, ainda, marcenaria, carpintaria e eletrônica, a fim de garantir um ensino completo e mais oportunidades aos estudantes.

O Governo do Estado já entregou 27 Espaços Makers em Manaus e nas nove calhas do estado. O Espaço Maker faz parte do projeto Fazer para Aprender, que integra o Educa + Amazonas, programa educacional do Governo do Amazonas que proporciona melhor qualidade de ensino aos estudantes e reconhecimento dos servidores da educação.

Foto: Ezivaldo Queiroz/ Seduc

Os laboratórios já foram implantados em diversos municípios do Estado do Amazonas em: Manaus, Tabatinga, Eirunepé, Codajás, Iranduba, Careiro, Apuí, Humaitá, Presidente Figueiredo, Parintins, Manacapuru, Boca do Acre, Tefé e Alvarães. Cada laboratório tem investimento de R$ 500 mil.

A implantação dos laboratórios desperta o interesse dos alunos para um aprendizado, intelectual, motivando o raciocínio lógico, criativo e matemático do estudante.

Foto: Ezivaldo Queiroz/ Seduc

Um dos maiores problemas da educação no Brasil é a evasão escolar, e os laboratórios de robótica vem combatendo, de forma criativa, dinamizando o ensino e estimulando o aluno. Kaio Filipe cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Tempo Integral João dos Santos Braga, na zona norte de Manaus. O espaço foi entregue em maio deste ano e, desde então, os alunos estão interagindo com a realidade da tecnologia na escola, desenvolvendo projetos, e muitos deles interclasses, como o que Kaio participou, que uniu Matemática, Física e Química.

“Antes, não tinha esse laboratório aqui, quando ele foi inaugurado melhorou muito as aulas porque a gente não tinha aula prática. Já tinha um laboratório, mas ele não tinha tanto material. Quando esse laboratório foi inaugurado, a gente recebeu bem mais material e possibilitou a gente fazer essas máquinas, isso hoje que a gente tá fazendo aqui. Melhorou muito mais o meu interesse por ter muito mais coisas que eu nunca tinha visto, que eu nunca tinha feito e as aulas melhoraram muito por causa desse projeto que teve”, enfatiza o estudante.

Foto: Ezivaldo Queiroz/ Seduc

Com a inserção da robótica na educação da rede pública estadual, o Governo do Estado cria um campo de oportunidades para novas profissões no futuro, a exemplo do aluno Kaio, que mesmo sem saber que carreira seguir quando sair da escola, ressaltou que as experiências no laboratório despertaram interesse em tecnologia e marcenaria, áreas contempladas no Espaço Maker. O modal leva dinamismo às escolas e abre um leque de oportunidades aos estudantes.

“A gente fez vários projetos na área de robótica e marcenaria. Teve gente que fez um semáforo, simularam um semáforo com uma placa de vídeo, fizeram um robozinho, que é feito com essa bateria, motor e que funciona bem. Eu fiz uma casa de passarinhos para colocar aqui na escola e os pássaros se alimentarem”, conta o finalista.

Foto: Ezivaldo Queiroz/ Seduc

O Governo do Amazonas entrega os laboratórios totalmente equipados com os recursos necessários para as práticas. Além disso, a Secretária de Educação fornece equipamentos de proteção individual, garantido a segurança no manuseio e durante as aulas.

Para o desenvolvimento de um aprendizado prático nas escolas no estado ,cada laboratório recebe do Governo do Estado os seguintes itens: recurso instrucional de construção, motorização, programação e automação; impressora 3D; Kit Eletrônica Maker; Kit de Marcenaria/Carpintaria Maker; livros dos recursos instrucionais de programação Javascript, Python, HTML e CSS, Scratch para o aluno; livros de Recurso Instrucional STEAM de modelagem 3D, modelagem 3D por blocos de código, simulação de circuitos e simulação de arduino para alunos de todas as séries do Ensino Fundamental, Médio e guia de orientações didáticas para o professor; livro do aluno e livro do professor dos recursos robóticos; tablet educacional; notebook educacional; projetor para apresentações com suporte para teto; tela de projeção; Kit “videomaker” ChromaKey / tripés com iluminador / tripé para tablet; régua Filtro de Linha; armários diversificados.

Socorro Maia

Jornalista Profissional – MTB- 1370/AM – Mestranda em Administração MKT -Pós-Graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais, associada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, e na Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ, que defende a formação superior, o registro e a regulamentação da profissão do jornalista. É membro da ABRAJI- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO e associada ao INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDICIPLINARES DA COMUNICAÇÃO.

Related Articles

Check Also

Close
Close