Governo do Amazonas apoia Ato Público do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Facebook
Twitter
WhatsApp

 
O Governo do Amazonas apoiou a abertura da Campanha  de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Ato Público realizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Cevsca/AM), na tarde desta sexta-feira, 18 de maio, pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu na Praça do Congresso, Centro de Manaus. Uma série eventos nos municípios amazonenses e em todo país aconteceram no decorrer da semana dentro da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fanfarras com alunos de escolas públicas estaduais, apresentações teatrais, espetáculos musicais e pronunciamento de organizações ligadas à proteção de crianças e adolescentes marcaram a ação, que foi realizada em todos os municípios do Amazonas. “Com o compromisso do  Governo do Estado, essa campanha chegou aos 61 municípios, além da capital, com  a distribuição de material informativo para a realização das campanhas locais”, destacou a titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, acrescentando que a pasta, além de promover ações de sensibilização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolve capacitações junto aos municípios para atuarem no atendimento às vítimas dessas violações de direitos.
A presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Graça Sales, ressaltou a importância de conscientizar as famílias para evitar esse tipo de violência. “É muito alto o índice de abuso intrafamiliar, então temos que sensibilizar as famílias de que é preciso proteger suas crianças. Neste ano, tivemos o apoio fundamental da Seas, que não mediu esforços para nos dar suporte nesta mobilização e sensibilização da sociedade”, disse, reforçando que, para isso, o Comitê promove palestras e oficinas nas comunidades e escolas, voltadas para alunos e pais.
Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Amanda Ferreira, o ato público na Praça do Congresso foi a celebração de 18 anos trabalhando a campanha de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. “Reunimos toda a sociedade e, principalmente, a rede de proteção que atua durante o ano todo nesta causa. Destaco a parceria com as secretarias do Governo do Estado que nos apoiaram”, afirmou.
Também apoiaram a ação as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); de Cultura (SEC); de Comunicação (Secom); dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPED) de Educação (Seduc) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), além da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). O ato contou, ainda, com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA), Conselho Tutelar, Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS) e as organizações da sociedade civil, movimentos sociais e rede de proteção ligados aos direitos da criança e do adolescente.

A Data

Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e assassinada. A repercussão e o choque causado pelo caso levou à escolha da data como o Dia Nacional  de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Esse é um dia da lembrança de uma história muito triste, em que uma criança foi abusada sexualmente e brutalmente assassinada. Por isso, hoje também é o dia de chamar a atenção para o enfrentamento diário à este tipo de violação de direitos. Esquecer é permitir, lembrar é combater”, ressaltou a secretária da Seas, Auxiliadora Abrantes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS