Atendendo ao pedido da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Mayara Pinheiro (PP), o Governo do estado priorizou os terceirizados da saúde e pagou R$ 23 milhões, referentes à competência de janeiro, às cooperativas de médicos e enfermeiros.
O restante de janeiro,cerca de R$15 milhões , e a competência de fevereiro devem ser pagos até o dia 20 de abril.
“ Essa foi uma proposta aceita durante uma reunião entre cooperativas e Governo e é essencial para estes profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus e são fundamentais ao nosso sistema de saúde. Sem dúvida, é mais uma conquista e seguimos trabalhando em prol de medidas efetivas à população”, concluiu.
Mayara Pinheiro destaca ainda que em um segundo momento é preciso verificar o aditivo de profissionais como clínicos plantonistas, os quais vão atuar nos hospitais de atendimento durante a pandemia
Segundo a parlamentar , a Comissão de Saúde tem feito diversos técnicos para verificar quais propostas podem ser aplicadas, reforçando áreas mais carentes como a questão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), compra dos testes rápidos para covid-19 e ampliação da capacidade do Hospital Delphina Aziz.