O governador do Estado do Amazonas Wilson Lima, declarou em visita nesta sexta-feira (29) nas fábricas do polo industrial de Manaus (PIM), tudo que está acontecendo com a ZFM causa uma insegurança jurídica muito grande para o investidor que está instalado no PIM e também para o investidor que está fora do Amazonas.
“Por isso nós estamos recorrendo ao Supremo Tribunal Federal para que haja essa sensibilidade, no sentido de excepcionalizar os produtos que são fabricados na Zona Franca de Manaus. Eu vou trabalhar, enquanto governador, com a minha equipe, Procuradoria Geral, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Planejamento, para que o texto da Constituição seja garantido”, disse Wilson.
Lima responsabilizou diretamente o Ministro Paulo Guedes na condução do tratamento a Zona Franca de Manaus, afirmando que em 2019, quando Guedes assumiu o Ministério da Economia, se declarou contrário à Zona Franca de Manaus, e que todos os movimentos que ele faz são para acabar com o polo de desenvolvimento econômico do estado do Amazonas: “Ou ele e a equipe dele desconhecem o modelo Zona Franca de Manaus ou agem de má-fé, disse o Governador.
O governador do Amazonas afirmou que existe falta de sensibilidade na condução do Ministério da Economia quando se trata da Zona Franca.
“A gente não entende porque o nosso polo industrial é tão atacado por essa equipe econômica. Eu lamento a falta de sensibilidade de entender, não só do ponto de vista econômico, mas também social. A minha maior preocupação é com o pai e com a mãe que dependem desse salário para sustentar suas famílias”, completou Wilson Lima.
Após o Presidente Jair Bolsonaro descumprir mais uma promessa em rever o decreto publicado, na noite de ontem (28/04), do Decreto n⁰ 11.055, que reduziu em 35% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no país, e do Decreto nº 11.052, que zerou esse tributo na produção de insumos utilizados na fabricação de refrigerantes. Em entrevista à BandNews Difusora nesta sexta-feira (29) Wilson Lima reagiu e declarou: “Sei da boa intenção do presidente de reduzir impostos no País (…), mas ele não domina tudo. O presidente está muito mal assessorado pela sua equipe econômica”. afirmou o governador.
Wilson segue em seu pronunciamento dizendo que o Presidente Jair Bolsonaro tem um Ministro que “ QUER ACABAR COM A ZONA FRANCA A QUALQUER CUSTO, FOMOS ATACADOS DE FORMA CRUEL”.
O governador decidiu apresentar mais duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) no STF para manter a competitividade que a Constituição garante à Zona Franca de Manaus – ZFM.
Foto Wilson Lima:Bruno Zanardo/Secom
Foto: Paulo Guedes – Edu Andrade/Ascom/ME