Fundação Alfredo da Matta se consolida como centro nacional de formação e aperfeiçoamento em dermatologia

Em 2023, mais de 140 profissionais de saúde do AM e outros estados passaram por cursos oferecidos pela Fuham.
Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO: Divulgação/ SES-AM

A Fundação Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), fechou a primeira quinzena do mês de setembro com um total de 144 profissionais de Saúde que foram capacitados pela unidade este ano. As atividades de educação e capacitação profissional são realizadas conforme programação estabelecida de forma estratégica pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação.

Neste período, foram realizados cursos de capacitação como básico em hanseníase, dermatologia básica e baciloscopia em hanseníase, tanto a coleta do raspado intradérmico como microscopia e interpretação de resultados.

No total, foram 98 profissionais de Manaus, 18 no interior, incluindo Boa Vista do Ramos, Canutama, Fonte Boa, Iranduba, Manacapuru, Lábrea, Manicoré, Maués e Silves, além de outros 28 profissionais do Amapá, Pará e Piauí, já que a Fuham é um centro de referência nacional em hanseníase.

Os facilitadores do curso são todos profissionais da Fuham, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos, com larga experiência no tema, dividindo o conteúdo em aulas teóricas e práticas, quando os participantes acompanham atendimento de pacientes nos ambulatórios da instituição.

Promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa, por meio da Gerência de Ensino da Fuham, o curso básico em hanseníase tem como objetivo capacitar profissionais de saúde da rede pública para implementação de ações de controle da hanseníase no Estado.

A iniciativa aborda desde os conhecimentos básicos sobre a hanseníase, como sua forma de transmissão, sintomas, tratamentos e efeitos adversos, passando pela prevenção da incapacidade física que a doença pode causar; além do diagnóstico e a importância da vigilância epidemiológica e notificação correta dos casos. Os aspectos sociais e serviços de enfermagem na hanseníase também são destaques e complementam a programação.

“Além da missão de cuidar da saúde das pessoas, a Fuham tem a missão de capacitar as pessoas para atuarem como profissionais de Saúde. Então, nós temos uma programação em relação à capacitação e ao ensino que é direcionada para diversos profissionais de Saúde” pontuou a diretora de Ensino e Pesquisa da Fuham, Graça Barbosa.

Além disso, Barbosa afirma que o mês de dezembro, a unidade vai ter novas programações para fortalecer a atuação dos profissionais na área de dermatologia, nos cuidados às pessoas que procuram o serviço nessa área específica da Medicina, e que está nos objetivos da fundação continuar ofertando cursos que possam ajudar na atualização dos profissionais no cuidado das pessoas com doenças dermatológicas.

Última turma  

A última turma do Curso Básico em Hanseníase, destinado a profissionais de saúde de nível superior, foi formada na última sexta-feira(15/09). No total, 13 profissionais da capital (incluindo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e da própria Fuham) e de quatro municípios do interior (Iranduba, Lábrea, Manacapuru e Silves) participaram da atividade.

Para Francisco Galvão, do município de Lábrea, estar na Fuham participando deste tipo de atividade é mais uma oportunidade de aprimoramento profissional. “Esta é a segunda vez que venho a Fuham fazer um curso, a primeira vez foi em 2021; como profissional é importante pois posso continuar com o que lido lá no município”, explica o profissional que atua no Programa de Hanseníase de Lábrea.

Agenda continua  

O próximo curso programado é na área de baciloscopia em hanseníase, voltado para profissionais que atuam em laboratório e será realizado na semana de 25 a 29 de setembro, com aulas presenciais para profissionais do interior e via videoconferência para as vagas destinadas a profissionais de Manaus (Secretaria Municipal de Saúde).

O público deste curso é também o de  profissionais de nível superior que atuam em serviços laboratoriais em hanseníase, em Manaus e em municípios do Estado.

Referência  

Além da formação e aperfeiçoamento profissional, a Fuham vem mantendo posição referência em dermatologia, especialmente no trato da hanseníase. Em março deste ano, duas pesquisadoras da instituição apresentaram palestras sobre prática de combate à doença durante reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. Na semana passada, no dia 7/9 a médica dermatologista Carolina Talhari, coordenadora do curso do mestrado em ciências aplicadas à dermatologia da Fuham, proferiu palestra no 76º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado em Florianópolis (PR), quando apresentou as atividades de pesquisas realizadas na Fuham.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS