Fundação Alfredo da Matta celebra 68 anos com pesquisas premiadas, intensificação de serviços e novo convênio com a FAPEAM

Cooperação vai aumentar o apoio ao ensino e pesquisa voltados para a aplicação da ciência em dermatologia
Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos: Érico Xavier - Fapeam

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta realizou, na manhã desta sexta-feira (25/08), um evento para celebrar os 68 anos de fundação da instituição, criada em 28 de agosto de 1955, pelo então Governo Federal por meio do antigo Serviço Nacional de Lepra do Ministério da Saúde. Durante o evento, a Fuham assinou com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) um Termo de Cooperação Técnica para intensificar ensino, pesquisa e inovação tecnológica por meio da concessão de bolsas assim como o repasse do auxílio-pesquisa, para a execução do Programa Programa de Apoio à Formação em Ciências Dermatológicas – PRODERM/RH.

Assinaram o termo, o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, e a diretora presidente da Fapeam, Márcia Perales. O termo prevê a concessão de seis bolsas a serem destinadas à vinda de professores visitantes nacionais, e mais quatro bolsas de apoio à pesquisa. “Esse termo é uma relevância muito grande para impulsionar a pesquisa na Fundação Alfredo da Matta. Com certeza isso vai resultar em grandes projetos, na publicação de grandes artigos científicos e auxiliar na elaboração da Saúde Pública do estado. Esses projetos são pesquisas que redundam, que estão vinculadas à assistência de rotina” afirmou Chirano ressaltando que toda pesquisa realizada na Fuham tem resultado direto na assistência à população e na melhoria do atendimento dos pacientes.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a parceria já existente entre as duas instituições e, para comemorar os 68 anos da Fuham e os 20 anos da Fapeam, ambas assinam um acordo de cooperação técnica que vai contribuir para o desenvolvimento de novos estudos.

Durante o evento, Márcia Perales disse ainda que a iniciativa vai permitir a realização de pesquisas colaborativas, bem como cooperar para a formação de recursos humanos altamente qualificados, e contribuir para os avanços da ciência na saúde.

“O que se busca por meio da ciência, tecnologia e inovação é melhorar a vida das pessoas e, esse termo de cooperação que assinamos vai contribuir para isso, a partir do apoio à pesquisa. Este é um momento especial em que fortalecemos a parceria entre Fapeam e Fuham, que é um patrimônio do Amazonas e do Brasil, pelo trabalho que desenvolve e pelo respeito que conquistou com o serviço que presta à sociedade”, declarou.

Pesquisas premiadas

A solenidade também incluiu a premiação dos alunos que se destacaram na turma de bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fuham, o PAIC. Em primeiro lugar, foi agraciado o bolsista Gabriel Balbino Nogueira, aluno de medicina (UEA), orientado pela professora doutora da Fuham Valderiza Pedrosa. Gabriel fez a pesquisa intitulada “Perfil clínico-epidemiológico de casos de HIV em um Centro de Referência em IST”. Em segundo lugar, ficou o trabalho da aluna de farmácia (Uninorte), Michelle Fernanda de Andrade Souza, que realizou a pesquisa “Frequência de mutações no gene GyrB do M. leprae associadas com a resistência medicamentosa à Dpsona em pacientes com suspeita de recidiva atendidos na Fuham”, com orientação da professora Camila Gurgel, biomédica e mestra em doenças tropicais. Em terceiro, foi agraciada a graduanda de medicina (UEA) Maria Luíza Pinto de Matos. Ela pesquisou a “´Série de casos atendidos em um serviço de atenção secundária na cidade de Manaus”, orientada pela professora Silmara Penini, mestra em saúde pública, dermatologista e pesquisadora da Fuham.

Palestras

A manhã terminou com palestras sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas em Dermatologia (PPGCAD), feito em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordenado pela professora doutora Carolina Talhari. Também sobre a atuação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, proferida pela médica dermatologista Raíza Feitoza, presidente da regional da SBD no estado.

A programação terminou com uma aula magna proferida pelo médico dermatologista Sinésio Talhari, um dos pioneiros do combate à hanseníase no Amazonas, referência internacional nas pesquisas sobre a doença, integrante do quadro profissional da Fundação Alfredo da Matta há mais de 50 anos.

Na mesa, estavam também o diretor técnico da Fuham, dermatologista Renato Cândido, a diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, Graça Barbosa, e a professora doutora Patrícia Albuquerque, coordenadora geral de pós-graduação da UEA, representando o reitor, André Zogahib.

Sessão Especial da Aleam

A Fundação Alfredo da Matta completa 68 anos no dia 28 de agosto. Para o dia, estão programadas várias atividades festivas na sede da Fuham, no bairro Cachoeirinha. E, ao meio-dia, a Assembleia Legislativa do Estado realizará uma sessão especial em homenagem à instituição.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS