Festival de Parintins terá efetivo de 1,5 mil servidores de órgãos estaduais, municipal e federais

parintins

Pelo menos 1,5 mil servidores das esferas Estadual, Federal e Municipal irão atuar durante o 49º Festival de Parintins, que será realizado nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho e deve reunir cerca de 80 mil visitantes. A primeira reunião geral para discutir sobre a organização do grande evento foi realizada em Parintins, na noite de segunda-feira, dia 2, sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Somente o efetivo da Polícia Militar (PM) terá 600 servidores.

Durante a reunião, que contou com a participação de 15 órgãos, foram tratadas as ações de segurança no Bumbódromo, área de concentração dos bumbás, melhorias no aeroporto, fluxo de embarcações no porto, entre outros setores estratégicos que necessitem de atenção para o festival, considerado o maior evento do Amazonas.

O delegado Frederico Mendes, secretário-executivo do GGI, disse que a preocupação do governador José Melo é garantir a segurança das pessoas que virão a Parintins. “O esforço do Governo do Estado sempre esteve em primeiro lugar na realização do festival, disponibilizando a cada ano um aparato que envolve recursos, mão de obra, serviços e segurança” explicou.

Infraestrutura – De acordo com o prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás (PSD), o Governo do Estado e o Município estão destinando cerca de R$ 20 milhões para melhorias na infraestrutura de Parintins, na preparação da cidade para o 49º Festival Folclórico. Ele destaca que, neste ano, a cheia acima da média aumentou a demanda da prefeitura na recuperação de ruas e aterramentos em áreas alagadas, uma delas a principal da cidade, a Avenida Paraíba.

“A prefeitura comprou cerca de 800 toneladas de asfalto para recuperação de ruas e avenidas. Também criamos um grupo de trabalho que está acompanhando todas as ações para o festival”, disse o prefeito.

Efetivo da capital e do município – O comandante da operação Parintins da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Brandão, informou que órgão contará com um efetivo de 600 policiais. Desse total, 500 serão enviados da capital, a partir do dia 19 de junho. Por conta da Copa do Mundo, o maior número de policiais deve chegar à ilha nos dias 24 e 25 de junho. Os outros cem policiais fazem parte do Programa Ronda no Bairro, implantado neste ano no município.

O policiamento será feito por 30 viaturas, 20 motocicletas, uma lancha, helicóptero equipado com aparelhos de captação de imagens de última geração, além de cães farejadores, além do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para que agentes monitorem o movimento da cidade por meio das câmeras instaladas nos pontos de maior circulação de pessoas e no Bumbódromo.

O tenente-coronel Marcos Brandão destacou que a PM será dividida em seis companhias de policiamento, a pé, a cavalo, motorizado, fluvial e monitoramento, além de usos de cães, detectores de metais e varredura com equipamentos de alta tecnologia para evitar ameaças.

Prevenção de incêndios e auxílio no trânsito – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) contará com um efetivo de 160 homens e 20 viaturas da Capital para dar suporte às ações de segurança na semana do festival folclórico.

As viaturas do Corpo de Bombeiros novamente ficarão responsáveis pelos atendimentos na cidade pelas ocorrências de acidentes de trânsito, sinistros e resgate e encaminhamento de possíveis pacientes aos hospitais. Como nos outros anos, a corporação vai realizar simulações de combate a incêndio em aeronaves no aeroporto, na área do Bumbódromo e socorro a vítimas de acidentes de trânsito

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close