Com três atrações nacionais, mais de 20 artistas amazonenses, torneios esportivos, feira de artesanato e concurso de beleza, a 39ª edição da Festa do Guaraná começa nesta quinta-feira (06/12) com expectativa de atrair 50 mil pessoas para o município de Maués, a 250 quilômetros em linha reta de Manaus. O número de turistas que passam pela cidade, especialmente durante os três dias de festa, aquece as vendas dos empreendedores locais, que aproveitam a época para faturar.
O evento, que acontece na praia da Ponta da Maresia, um dos pontos turísticos da cidade, é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a AmBev e celebra o cultivo do guaraná, fruto amazônico responsável pelo fomento da economia local durante todo o ano.
Restaurantes, rede hoteleira e pequenos empreendedores locais registram aumentos nas vendas durante a semana do evento. Na família de Rose Michilles, a tradição do artesanato é passada de geração a geração. Ela conta que as vendas se intensificam nos períodos de festa. “Trabalhamos produzindo adereços artesanais há muitos anos. No Festival de Verão e, principalmente, na Festa do Guaraná precisamos produzir uma quantidade maior de peças, porque os turistas procuram bastante”, contou a artesã, que mora em uma das comunidades indígenas de Maués.
Filha de agricultor, Rose e a família de oito pessoas sobrevive do artesanato e do cultivo do guaraná, ensinado aos filhos pelo patriarca da família. “Meu pai planta guaraná e, de tempos em tempos, sai da nossa comunidade e vem para Maués, vender o que produz. Para a nossa família, que trabalha o ano inteiro com isso, essa festa representa um aumento significativo na renda doméstica”, enfatizou.
