Feira Internacional de Artesanato atrai cerca de 3 mil pessoas no último fim de semana em Manaus

FOTO - ROBERTO CARLOS / AGECOM
FOTO – ROBERTO CARLOS / AGECOM

Em dois dias de evento, a 2ª Mundial Art – Feira Internacional do Artesanato e Cultura recebeu aproximadamente 3 mil visitantes que puderam conferir, além do artesanato, a cultura e a culinária de 21 países e 14 Estados brasileiros.  O evento é realizado com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), com a parceria da Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, e  acontece até o dia 10 de agosto, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul, das 14 às 22h.

A entrada custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada) para estudantes e idosos. Crianças até dez anos não pagam. A Mundial Art reúne mais de 15 mil itens de artesanato regional, nacional e internacional, moda e cultura, distribuídos em 104 estandes. Para dar visibilidade ao artesanato local, o evento expõe peças de 322 artesãos do Amazonas, dentre os quais indígenas.

Do Amazonas, o Governo do Estado selecionou artesãos de Manaus, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Novo Airão, Atalaia do Norte, Parintins, Fonte Boa, Marãa, Iranduba e Maués. Entre os participantes estão indígenas das etnias Ticuna, Waimiri-atroari, Baré, Saterê-mawé, Baniwa e empreendedores do Programa de Economia Solidária.

Workshops e apresentações artísticas – O evento também é uma excelente opção de lazer cultural, arte e educação para crianças, jovens e adultos de todas as idades, pois os visitantes poderão usufruir de apresentações artísticas, palestras, workshop de moda e oficinas de artesanato com material reciclado.

Países participantes – Tapetes turcos, joias da república tcheca, o pente mágico vindo  do Senegal, tudo chama a atenção de quem visita a feira. Curiosidade que gera vendas na banca do artesão peruano Fredy Medina, que trabalha com a artesanato inca. Ele explica que a feira no Amazonas traz oportunidades de vendas, mas acima de tudo, colabora na valorização de uma cultura que quase foi extinta. “Participar da feira é importante, pois a feira fomenta nossas vendas e esse espaço também faz com que  os moradores de Manaus conheçam a cultura inca”, ressaltou.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close