Faixa Azul e Mobilidade Urbana serão temas discutidos na Comissão de Transporte, na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira (27), o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, e o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique, vão estar na Comissão de Transportes, Viação e Obras Públicas (COMTVOP) da Câmara Municipal de Manaus, às 9h, para dar explicações a respeito do funcionamento da faixa exclusiva da avenida Constantino Nery.

O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) durante pronunciamento da tribuna, na manhã desta segunda-feira (23), e confirmado pelo líder do governo na CMM, vereador Elias Emanuel (PSB), ao abordar o assunto durante seu discurso durante a sessão.

CMM

Tanto Rosivaldo Cordovil quanto Elias Emanuel ressaltaram a iniciativa da Prefeitura Municipal de Manaus, que já conseguiu reduzir o tempo de percurso na faixa exclusiva de ônibus no itinerário bairro-Centro da cidade, sentida pelos próprios usuários do transporte coletivo em entrevistas já dadas aos veículos de comunicação.

De acordo o vereador Cordovil, que percorreu os terminais de integração nas primeiras horas da manhã, o ônibus da linha 448, do Terminal 3 (Zona Leste) até o Terminal 1, da Constantino Nery, fez esse itinerário em 35 minutos, quando anteriormente, sem a Faixa Azul, levava 1 hora. “Até ao Centro da cidade, levou-se 40 minutos, apenas cinco minutos a mais da Constantino Nery para o Terminal da Matriz”, atestou Cordovil.

A faixa exclusiva de ônibus ou Faixa Azul da Constantino Nery, de acesso ao BRS, é de seis quilômetros e possui oito plataformas. E, segundo Cordovil, é o início de um trabalho que vai ser implantado em Manaus. “Daqui a pouco sai o BRS e entra o BRT”, disse o vereador.

Segundo ele, a intenção da Comissão em convocar Pedro Carvalho e Paulo Henrique é para que eles façam um balanço do andamento da implantação da faixa exclusiva, que é o Linha Azul. Na ocasião, de acordo com o vereador, cobrará explicações dos responsáveis pelo trânsito e transporte de Manaus, a respeito das péssimas condições do Terminal 1.

O presidente da COMTVOP fez questão de elogiar a atuação do prefeito no sentido de implantar medidas que visem avançar na melhoria do sistema de transporte coletivo para a cidade de Manaus e para os usuários.

Elias Emanuel, por sua vez, lembrou que a imprensa já começa a mostrar a satisfação dos que dependem do transporte coletivo. “O prefeito (Arthur Neto) otimizou a questão e resolveu puxar para si a missão de dar prioridade para o transporte coletivo”, disse o líder do governo na Câmara.

Segundo ele, a Prefeitura já determinou multas para ônibus e carros pesados que circularem pela faixa central da Constantino Nery. Disse ainda que irá diminuir a circulação de ônibus na faixa da direita, com a entrada em circulação de 23 ônibus biarticulados, esvaziando a faixa da direita. “A fluidez no trânsito será maior dentro em breve”, garantiu.

Como ressaltou, no horário de pico, 22 mil pessoas circulam na avenida Constantino Nery nos ônibus, enquanto, nos particulares, são apenas três mil pessoas. “Aqui não se quer briga entre carro particular e transporte coletivo, mas a natureza da Prefeitura de Manaus é priorizar o transporte público de passageiros”, disse.

O vereador afirmou, ainda, que quem vir na Constantino Nery no sentido Centro/bairro e quiser pegar a avenida São Jorge vai ter que fazer o retorno na Ponte dos Bilhares para dar maior fluidez ao trânsito.

O vereador disse que até a vinda de Pedro Carvalho e de Paulo Henrique à Câmara ainda terão quase uma semana de estudos para verificar como o trânsito está funcionando. “Os técnicos da SMTU e Manaustrans estão nas ruas, pontuando os erros para serem feitos os ajustes”, ressaltou.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close