Com mais de 120 medalhas, entre ouro, prata e bronze, os estudantes da rede municipal de ensino se destacaram no desporto escolar neste ano. O trabalho da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantiu conquistas expressivas em competições estaduais e nacionais, nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), Paralimpíadas
No cenário estadual, a participação dos alunos nos JEAs foi destaque no pódio com 43 medalhas de ouro, 33 de prata e 27 de bronze na disputa em várias modalidades. Nos JEBs, realizados em Uberlândia-MG, em outubro, foram conquistas no judô, ginástica, wrestling, natação e voleibol, com ouro, prata e bronze. Já nas Paralimpíadas Escolares, disputada em São Paulo, em novembro, foram 11 medalhas, entre ouro, prata e bronze na natação e atletismo.
Além das medalhas nas competições, os alunos Efraim Costa da Silva, da escola municipal Armando de Souza Mendes; Débora Vitória, da escola municipal Anna Raymunda; e Shayla
De acordo com o coordenador de esportes da Semed, Ronnie Melo, este ano foi muito proveitoso para o desporto escolar de toda a rede com resultados expressivos e relevantes com os alunos em diversas modalidades, o que mostra o trabalho de qualidade realizado pelos educadores nas unidades de ensino.
“Isso é fruto de uma política da Semed com um olhar para o desporto educacional. É fruto dos projetos da secretaria, porque temos mais de 200 projetos dentro de nossas escolas. Então, isso tudo caminha para o lado positivo, de começar a aparecer esses resultados. Embora, o nosso foco seja o processo de ação e aprendizagem, mas a gente também consegue desenvolver o desporto educacional com qualidade em cima dos nossos projetos esportivos. A nível técnico, os nossos alunos estão melhorando, e a gente está trabalhando para que ano que vem consigamos galgar mais alunos viajando e com mais conquistas”, comentou.
Merecimento
Competindo com escolas de todo o país, a escola municipal Jarlece da Conceição Zaranza, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, conquistou o terceiro lugar no voleibol infantil masculino, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na categoria Série Cobre na competição nacional. Para o professor Giulleno Lima, o resultado mostra o trabalho de muito esforço e dedicação realizado com os alunos na escola.
“A nossa participação nos JEBs foi a prova de que as escolas municipais são capazes de se classificar para os eventos nacionais. A nossa expectativa era ficar entre os três primeiros da Série Bronze, mas devido ao nervosismo da equipe, eles acabaram ficando em terceiro lugar na Série Cobre. Agora, a expectativa para 2026 é classificar o feminino infantil, já que essa turma que participou esse ano estourou a idade”, finalizou.
Ponteiro e capitão da equipe de voleibol infantil masculino, o aluno do 8º ano, Lucas dos Santos Ventura, de 14 anos, que defendeu a escola municipal Jarlece da Conceição Zaranza, nos JEBs, disse que a classificação entre os primeiros colocados na categoria, é motivo de muito orgulho de todos que se entregam nos treinos com o treinador e toda a equipe.
“Eu fiquei muito feliz por participar dessa competição nacional e por poder representar não só a minha escola, mas também o meu estado. Já competi duas vezes nas Municipíadas, onde sou bicampeão, participei da Federação Amazonense do Desporto Escolar e fui vice, e também dos Jogos Escolares do Amazonas, onde ganhei ouro. Poder viajar e competir em nível nacional me fez sentir uma grande vitória, porque sei que tudo isso veio do nosso esforço e dedicação durante todas as outras competições”, disse o campeão.






































































