EST/UEA é referência nacional em projetos de inovação, avalia MDIC

Ministério aponta exemplos do Amazonas como cases de sucesso da Lei de Informática entre ICTs do Brasil
Facebook
Twitter
WhatsApp

Considerados cases de sucesso, os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvidos a partir de recursos da Lei de Informática, foram apontados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) como modelo que deverá ser replicado em institutos da área no restante do país.

A avaliação foi feita pelo diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios da pasta, Marcos Toscano, durante visita técnica, na tarde de sexta-feira (26/07), de uma comitiva do Governo Federal à Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), no bairro Parque Dez, zona Centro-sul de Manaus. O encontro foi organizado pela Agência de Inovação Tecnológica (Agin/UEA) e acompanhado por dirigentes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Os membros do MDIC conheceram a infraestrutura e os resultados positivos de projetos como o Academia Stem e o Laboratório Saltu, contemplados com recursos de PD&I de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Esse último, incentivado pela TecToy, destina-se à formação de mão de obra para o mercado de jogos eletrônicos, que movimenta R$ 13 bilhões por ano no Brasil.

Para o diretor do MDIC, o êxito dos projetos desenvolvidos pela EST/UEA mostra a capacidade do Amazonas na boa aplicação dos recursos da Lei de Informática na Amazônia para gerar conhecimento, treinar recursos humanos de alta qualidade e promover desenvolvimento regional. A partir de agora, segundo ele, a meta é atrair mais investimentos para a universidade.

“É um case de sucesso que a gente quer replicar e incentivar mais. Quanto mais recursos vierem para a UEA, quanto mais outras ICTs públicas adotarem o caminho da UEA, quanto mais empresas entenderem que fazer parcerias com universidades ajuda em suas estratégias de negócios, melhor é para o ministério, melhor para o país, melhor para a região”, declarou Marcos Toscano.

O encontro técnico foi conduzido pelo diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, e pelo diretor da Agin/UEA, Prof. Dr. Antônio Mesquita, que representou o reitor da instituição, Prof. Dr. André Zogahib, na ocasião. “Desde o início da gestão do reitor André Zogahib e da nossa, que têm uma grande parceria nesse sentido, temos trabalhado sempre com inovação. Inovação é uma palavra de ordem para a gente. E o que pudermos fazer para mostrar o que a nossa escola é capaz de devolver para a sociedade, iremos fazer”, destacou o diretor da EST/UEA.

Segundo o reitor André Zogahib, isso só demonstra todas as ações da universidade, que são planejadas e pensadas com o objetivo de desenvolver a ciência e, sobretudo, a inovação, com as características de um processo de inovação, seja a inovação incremental, seja uma inovação radical ou estrutural. “A Universidade do Estado de Amazonas está imbuída de colocar os seus esforços voltados para poder contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado do Amazonas”, ressaltou.

Mais recursos

Também presente à visita técnica, o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, afirmou que a avaliação positiva do MDIC era esperada. “Para nós, não foi surpresa porque a gente sabe da capacidade da Escola Superior de Tecnologia. Estamos muito satisfeitos e o MDIC sai daqui muito satisfeito com o que viu”, disse.

“Estamos criando políticas e vamos tentar fazer as alterações na Lei de Informática, nas regulamentações, para que mais verbas possam vir para as universidades públicas”, acrescentou o superintendente adjunto, acerca das mudanças na legislação federal que estão em discussão no Congresso Nacional atualmente.

Desde 1991, a Lei de Informática na Amazônia estabelece que todas as empresas que produzem bens e serviços de informática apliquem, anualmente, 5% de seu faturamento bruto em atividades de PD&I realizadas na Amazônia, conforme propostas encaminhadas à Suframa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS