Em Tabatinga, Wilson Lima inaugura décima escola de tempo integral da sua gestão

Com a unidade de ensino, governo estadual abriu mil vagas para estudantes de ensino fundamental e médio

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (29/06), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Foi a décima unidade de tempo integral construída e entregue por ele, em três anos e meio. A nova unidade de ensino criou mais de mil vagas para estudantes de ensino médio e fundamental no município.

O novo Ceti possui laboratórios de pesquisa, robótica e espaços que integram educação, esporte e cultura. “Nós estamos entregando a décima escola de tempo integral do nosso Governo. Esse é o Governo que mais entregou escolas como essa daqui. É uma estrutura grandiosa. Aqui tem piscina, quadra, refeitório, salas todas adaptadas. A gente está inaugurando, aqui também, laboratórios de ciências, informática e sala maker”, destacou o governador.

A maior parte das escolas de tempo integral foram inauguradas no interior do estado, conforme a Secretaria de Estado de Educação. Foram nove no interior e uma em Manaus, localizada no Residencial Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, na zona norte.

Assim como as outras nove unidades do interior, o Ceti de Tabatinga tem o selo do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam) e investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade conta com 21 salas de aula, uma sala de Recursos Especiais – equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório.

Além disso, os alunos vão poder contar com um Espaço Maker, que compõe o projeto Fazer para Aprender, do programa Educa+Amazonas. A sala tecnológica é um diferencial da unidade. Entregue totalmente equipado, o espaço dispõe de materiais que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

A aluna Joice de Paula, 15, que cursa o primeiro ano do ensino médio, conheceu a estrutura do Ceti e falou sobre a importância dele para os estudantes.

“Eu e meus colegas viemos estudando, desde os primeiros anos, em escolas que não nos proporcionaram o que o Ceti vai proporcionar. E eu estou muito feliz de fazer parte dessa nova estrutura, que vai beneficiar a gente em vários aspectos, como nos esportes ou nos laboratórios”, enfatizou.

Patrono

Natural de Tabatinga, João Carlos Pereira dos Santos ocupou cargos que ajudaram com o crescimento da cidade. Iniciou sua carreira como professor pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, onde contribuiu para a formação de centenas de tabatinguenses, depois atuou como analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho. Posteriormente, licenciou-se para atuar na política.

Foi vereador do município por quatro mandatos, de 2001 a 2020. Em 2009 assumiu o cargo de secretário municipal de Educação, onde permaneceu até 2012. Em 2015 tornou-se presidente da Câmara Municipal, ficando até 2018. Nos dois anos seguintes atuou como secretário de Obras. Em 2021 teve sua última atuação na área, quando foi eleito como suplente para o quadriênio até 2024. Quando deixou o cargo de secretário de Obras, João voltou a ocupar seu cargo do TRT de Tabatinga.

Estudioso desde criança, João Carlos era especialista em Docência do Ensino Superior, bacharel em Teologia e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas do polo Benjamin Constant. Em 12 de fevereiro de 2021, João Carlos morreu, vítima de latrocínio.

Related Articles

Check Also

Close
Close