Em Manaus, será realizado 1ª Semana de Conciliação Ambiental

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizará a 1ª Semana de Conciliação Ambiental do Amazonas dos Autos de Infração no período de 9 a 13 de dezembro, na Biblioteca do Instituto, localizada na avenida Mario Ypiranga Monteiro, 3.280. Os atendimentos vão ocorrer das 9h às 16h.

O objetivo da ação é permitir um acordo entre os empreendedores e o Ipaam, por meio do qual o órgão reduz o valor da multa e, em contrapartida, eles terão outras obrigações. Isso será feito com a maior quantidade de autos de infração cometidos no Amazonas.

De acordo com a procuradora de Meio Ambiente do Ipaam, Karen Leite, os interessados em participar da ação não precisam agendar atendimento, apenas comparecer na sede do órgão, tendo em mãos somente o espelho do processo.

“A semana de conciliação será para regularizar os processos que tramitam no Instituto, e assim dar uma resposta à população. Nossa intenção também é dar ao empreendedor formas de conciliação quanto aos referidos processos”, disse a procuradora.

Karen informou ainda que as conciliações podem ser feitas por meio de cláusula técnica, para compor o dano ambiental, ou por meio de cláusula por equivalência, quando não existir a possibilidade da realização de cláusula técnica.

Além disso, a procuradora explicou que o empreendedor pode conseguir a conciliação mediante pagamento de pelo menos 10% da multa inicialmente avaliada, conforme o grau do dano cometido.

Segundo dados do Ipaam, dentro da Diretoria Jurídica do órgão tramitam aproximadamente 1,2 mil autos de infração. A expectativa é que durante a semana de conciliação sejam recebidas aproximadamente 300 pessoas.

Close