Em dez meses, Prefeitura de Manaus licencia mais de 860 mil metros quadrados com alvarás de construção

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Divulgação / Semcom

De janeiro a outubro de 2024, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fez o licenciamento de mais de 800 mil metros quadrados de área com novos alvarás de construção na capital, representando um aumento de 12%, em relação ao mesmo período de 2023.

Este ano, nos dez primeiros meses, foram licenciados 863.354,59 metros quadrados, sendo que, no mesmo período de 2023, foram 771.665,85 metros quadrados. O mês de outubro é a segunda melhor marca de 2024, contando com o licenciamento de mais de 147 mil metros quadrados. No mês, o incremento é da ordem de 286%, uma vez que em 2023 foram emitidos alvarás para uma área total de 38 mil metros quadrados.

De janeiro de 2021 a outubro de 2024, a autarquia expediu 3.476 certidões de alvarás de construção, o que representa mais de 4,5 milhões de área em metros quadrados.

Até outubro deste ano, o Implurb emitiu 611 certidões.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) fez uma revisão positiva na projeção de crescimento da construção civil para 2024, elevada de 3% para 3,5%. O grupo cita o aquecimento do mercado de trabalho, um bom desempenho da área imobiliária e a expectativa de crescimento mais robusto da economia.

“Seguimos com números positivos no ano, os quais mostram o trabalho de uma equipe técnica de competência, tanto no atendimentos on-line quanto no presencial. É uma ação que os servidores do Implurb oferecem e desenvolvem para a população de Manaus. São mais de 4,5 milhões de metros quadrados licenciados com novos alvarás de construção. E isso tem impacto direto na geração de emprego e renda no setor da construção civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Conforme dados da Cbic, nos oito primeiros meses de 2024 o país gerou mais de 1,7 milhão de novas vagas, com carteira assinada, no setor, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mais obras

Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e acessível. Esses são sinais de que a população está procurando o nosso licenciamento”, completou Valente.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira, a prefeitura impacta na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

Fotos – Divulgação / Semcom
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS