O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou a última edição do ‘Turismo em Movimento’ de 2023, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), dos dias 25 a 27 de outubro. O evento busca fortalecer as atividades turísticas no município com serviços como formalização empresarial, gestão, financiamento, licenciamentos, reuniões técnicas, entre outros.
Durante o evento, ocorreram atendimentos especiais para o cadastro dos prestadores de serviços no Cadastur, do Ministério do Turismo (MTur), essencial para aqueles que atuam no setor do turismo. Além disso, foram oferecidas orientações sobre financiamentos em colaboração com a prefeitura de Coari, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia (Basa).
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a ação estimula a economia, por meio do turismo.
“A missão da Amazonastur é desenvolver o turismo, tanto na capital quanto no interior do estado. O turismo é um vetor econômico muito importante, que podemos aliar à sustentabilidade e gerar renda”, destacou o presidente.
A programação da ação também incluiu o Workshop de Turismo Sustentável, discussões sobre o tema aos prestadores de serviços, com o objetivo de unir todo o setor no segmento e fortalecer a implementação de iniciativas empreendedoras nos destinos. O foco foi estabelecer parcerias comerciais que fortaleçam o setor turístico na região.
O músico e participante do Workshop Kerby Torres destacou a importância do workshop promovido pela Amazonastur.
“Participar deste workshop da Amazonastur foi uma experiência extremamente valiosa para nós. Aprendemos muito e recebemos orientações essenciais para entrar no setor turístico. Esses conhecimentos são muito positivos para Coari e têm o potencial de enriquecer nossa cultura e atrair atenção para nossa cidade, não apenas no Amazonas, mas também globalmente”, ressaltou Kerby Torres.
Em 2023, além de Coari, o município de Barcelos também recebeu a ação Turismo em Movimento. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também participaram da ação.