Em 2023 o Programa de Regionalização da Merenda Escolar movimentou R$ 35 milhões

Neste ano, o programa garantiu 34 gêneros alimentícios no cardápio da merenda escolar, atendendo mais de 230 mil alunos 
Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Arthur Castro / Secom

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), movimentou R$ 35.608.531,36 milhões em 2023 através do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Ao todo, a iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, beneficiou mais de 238 mil alunos da rede estadual de ensino com alimentos regionais.

Em 2023, o programa Preme obteve mais de 543 fornecedores entre agricultores, associações, cooperativas e agroindústrias, alcançando 45 municípios do estado. No total, foram adquiridos cerca de 4,4 milhões em quilos de produtos regionais, como frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e peixes. No total, o programa ofereceu 34 gêneros alimentícios no cardápio da merenda escolar.

O Preme é um programa que incentiva a alimentação saudável nas escolas, usando produtos da agricultura familiar da região. Em 2023, o programa teve resultados expressivos e a meta do Governo do Estado para 2024 é continuar beneficiando os agricultores que participam desse programa.

Os produtos fornecidos pelo Preme em 2023, foram: abacaxi, abóbora, banana pacovã, prata convencional e banana orgânica, bananada, cheiro-verde convencional e orgânico, couve convencional e orgânica, laranja, limão, macaxeira in natura, mamão convencional e orgânico, maxixe, melancia pimenta-de-cheiro, pimentão verde, repolho verde convencional e orgânico, tangerina, batata-doce, cará roxo, carne bovina em cubos, carne bovina moída, filé de peixe regional, filé de pirarucu, ovo de galinha, farinha de mandioca amarela e branca, farinha de tapioca, polpa de frutas e polpa de açaí.

No ano passado, a cooperativa localizada em Rio Preto da Eva, forneceu mais de 50 toneladas de alimentos por meio do Preme, beneficiando 60 famílias de produtores que fazem parte da Comprab.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS