Dra. Mayara leva ação social itinerante do Outubro Rosa para comunidade na Zona Norte de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

Levar o Outubro Rosa Itinerante e outros atendimentos para o Viver Melhor I, na Zona Norte de Manaus, comunidade que tem carência de alguns serviços. Com este intuito, a Deputada Estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) promoveu na manhã deste sábado (05), uma ação social  na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga.
Pelo menos, quatrocentos moradores da área e do entorno foram beneficiados com a atividade. “Nosso compromisso como parlamentar é se fazer presente dentro da comunidade e exercer o direito da cidadania. Quero agradecer o Governo do Estado pelo apoio, para podermos realizar os atendimentos e trazer um pouco de alegria  a estes moradores”, ressaltou a parlamentar.

Entre as consultas médicas oferecidas, destaque para o atendimento ginecológico, pois estamos no mês  de conscientização e prevenção do Câncer de Mama. A Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon) esteve presente na ação com orientação e distribuição de folders informativos sobre a doença.

 A consulta ao ginecologista é o primeiro passo para evitar a doença e outros problemas relacionados à saúde da mulher. E Hoje levamos um pouco desse serviço básico às mulheres da comunidade. O diagnóstico do Câncer de Mama no estágio inicial é fundamental para o sucesso do tratamento, em pelo menos 90 % dos casos”,  explicou.
Um dos serviços mais procurados foi a emissão de 1º e 2º via da Identidade e também da Certidão de Nascimento feita pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos  e Cidadania (Sejusc) .
A dona de casa Lívia Auxiliadora Maciel dos Santos, 41 anos, disse que soube da ação social pelas redes sociais  e correu para tirar o RG  dos filhos. “Toda a família estava precisando desse e de outros atendimentos. Nem sempre temos o acesso e a facilidade que tivemos hoje”, falou dona Lívia.
Mas o dia foi também de conscientizar sobre a importância da atualização do Cartão de Vacina dos pequenos, principalmente no que diz respeito ao Sarampo. “Estamos com uma baixa cobertura da vacina, por isso  vamos ter duas campanhas contra a doença; a primeira entre 7 e 25 de outubro para crianças de seis meses até cinco anos e a segunda, em novembro, tendo como público alvo os adultos jovens de 20 a 29 anos”, lembrou o enfermeiro do Distrito Norte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Luciano Pereira.
Participaram ainda, o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas com  corte de cabelo, esmaltação de unha, limpeza de pele, o   Instituto Solidários da Amazônia, que realizou  atendimento médico com consultas odontológicas, pediatras, psicólogos,entre outros, alem da presença da Defensoria Pública do Estado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS