Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado no Parque Cidade da Criança

Facebook
Twitter
WhatsApp

No dia de comemoração mundial da conscientização do autismo – 02 de Abril – o Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Sul, abriu seus portões e foi colorido de azul pelo público que participou do evento “Tarde Feliz”, realizado pela Prefeitura de Manaus, no sábado, e que integrou a Semana Municipal do Autismo, que este ano tem como tema: “A gente pode sempre tornar o mundo mais azul”

at2

Fotos: Tácio Melo

Na programação, brincadeiras lúdicas, música e teatro. “Essa é uma das opções que a prefeitura está dando à população para comemorar esse dia, que está sendo voltado não só para crianças, mas também para os pais e toda população, seja no trabalho de inclusão, capacitação de profissionais com palestras e interação com o público através dos mais variados eventos que ainda vão acontecer”, disse a subsecretária da Mulher, Assistência Social e dos Direitos Humanos, Mônica Santaella.

A subsecretária também falou sobre o atendimento diferenciado que a capital tem em relação a outras cidades e o compromisso da administração municipal com a causa. “Um grande exemplo foi a criação, em Manaus, do único centro municipal de atendimento ao autista do Brasil, que é o Espaço de Atendimento Multidisciplinar de Atenção ao Autista Amigo Ruy, o EAMAAR”, afirmou Santaella, ao ressaltar a preocupação do prefeito Arthur Neto e da primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro, sempre atentos a esse segmento.

Estudado pela ciência há quase seis décadas, o autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que compromete habilidades motoras, de comunicação e interação social.

Segundo Alcimara Nunes da Costa, mãe de uma criança autista, existe um preconceito de uma parte da população, criado pela falta de informação. “Algumas vezes as pessoas não entendem o comportamento de uma criança autista, pensam que é falta de educação e culpa dos pais, então, as pessoas não aceitam. Mal eles sabem o que de fato acontece. O principal conselho que dou para os pais é procurar ajuda médica. Isso só traz benefícios. A sociedade precisa conhecer mais sobre esse distúrbio”, disse ela.

Mãe de três filhos autistas, Dheimy Peixoto foi prestigiar o evento e também falou sobre sua rotina. “Enquanto existem mães que acham que ter um filho normal é difícil, eu tenho três que são especiais. A cada dia que passa eu aprendo mais com eles. É o meu dever apresentá-los ao mundo. Apesar das dificuldades, mesmo assim quero que todos os conheçam.

A Semana Municipal do Autismo teve início na sexta-feira (1º) e acontece até a próxima quinta-feira (07), com panfletagens, caminhadas e palestras. Organizando todas as ações desses eventos estão as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Saúde (Semsa), Educação (Semed) e Juventude Esporte e Lazer (Semjel), além de organizações da sociedade civil.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS