DEVOÇÃO E FÉ: Em Manaus, Novenas e Procissão marcam o Festejo de São José, esposo de Maria

DANILO MAIA – 1373-AM – JORNAL VOZ DA AMAZÔNIA - EDIÇÃO Nº 7
Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotógrafo: Anderson Pardo- Santuário São José

MANAUS – AM | No dia 19 de março, foi realizada, a procissão seguida de Santa Missa em honra a São José, esposo da Virgem Maria, patrono da igreja universal e das famílias. Os festejos que este ano teve como tema: “Caminhando com São José, esposo de Maria”, reuniu mais de 20 mil fiéis na missa e nas cinco novenas realizadas no Santuário Arquidiocesano São José Operário, situado na Rua Visconde de Porto Alegre, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da cidade.

“Celebrar São José, esposo de Maria, é recordar a dupla filiação da Igreja em uma única festa: filhos de Maria, filhos adotivos de José, seu esposo. Neste ano especial, no qual celebramos os 75 anos de fundação da nossa paróquia, só temos que agradecer por caminhar guiados e animados pela intercessão deste grandioso e humilde Santo”, declarou o Pároco-Reitor, P. José Ivanildo.

O festejo religioso é marcado pela participação de muitos fiéis durante a novena e a procissão, os devotos celebram o dia dedicado ao Santo Pai adotivo de Jesus, a Santa Missa das 9h foi celebrada pelo primeiro cardeal da Amazônia e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, às 12h; e às 16h, com o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros.

Fotógrafo: Anderson Pardo- Santuário São José

Os devotos que lotaram o Santuário, rezaram, agradeceram as inúmeras graças recebidas, e fizeram os seus pedidos.  A tarde as homenagens em honra a São José seguiram com a tradicional procissão que ocorreu sob forte chuva, os milhares de fiéis de todas as zonas de Manaus, seguiram em procissão em um momento de graça, fé e devoção, percorrendo as ruas no entorno do Santuário, com grande alegria e fraternidade. Marinheiros do 9° Distrito Naval conduziram a imagem de São José na área externa, a multidão aguardava a celebração da missa.

“Todos estávamos ansiosos por viver uma procissão. Aquela chuva que se apresentou um pouquinho antes foi um desafio. Então, o povo entrou embaixo d\’água, não temeu e, de fato, foi um momento muito emocionante para todos nós. Para pessoas de fé, nenhum imprevisto ou incômodo é suficiente para nos roubar a alegria”, disse Pe. José Ivanildo.

 Na área externa do Santuário os fiéis disputavam um espaço para participar e ouvir a celebração da missa com Pe. José Ivanildo que promoveu momentos emocionantes nos levando a reflexão.

No coração de Deus e por meio deste lugar, ele amaria muitas pessoas por meio de São José, são 75 anos de caminhada neste lugar, o Santuário não nasceu de uma hora pra outra, ele faz parte de um processo, de um caminho de uma experiência de fé das pessoas que se sentem amada por São José com o coração de pai, esta imagem de um homem simples, trabalhador, justo, dedicado, que ama com suas entranhas, que nos ama a partir do seu coração é a imagem mais bonita que vou guardar desta festa”.

Fotógrafo: Anderson Pardo- Santuário São José

Um dos momentos emocionantes ocorreu durante a homilia, Pe. José Ivanildo, ao dizer que todos nós devemos nos sentir, acolhidos pelo coração palpitante, amoroso, zeloso, justo e fiel como fala as sagradas escrituras do pai de Jesus. O religioso relembrou a trajetória de 75 anos de existência da paróquia, desde sua fundação em 1948, dizendo que só tem duração aquilo que nasce do coração, ele diz estar convencido que o Santuário São José é obra de Deus, porque uma obra humana não conseguiria perdurar com todos os atropelos que já passaram, uma obra que não fosse de Deus não conseguiria tocar no coração de tantos devotos, capazes de muitos sacrifícios para todo o dia 19 participar das novenas.

Em homilia, foram contadas diversas histórias de um amor que iniciou e vem crescendo, como a de 5 de fevereiro de 1948, quando os fiéis começaram a carregar pedras pesadas, para pôr os alicerces da igreja, a de 1968 quando a igreja se reuniu para celebrar a sua inauguração.

Pe. José Ivanildo relembrou o dia 04 de junho de  1949, quando foi benta a primeira pedra da construção da igreja, após anos seguido de muito trabalho ele trouxe a memória dos fiéis, o ano de  2015, uma data importante, reafirmando a fé católica do povo, quando então Dom Sergio Castriani elevou a paróquia a condição de Santuário Arquidiocesano, conta Pe. José Ivanildo que foi emocionante, o dia 19 de março de 2023, quando a chuva parou para que pudessem celebrar a eucaristia, neste dia com os pés na lama, com o corpo molhado, homens e mulheres decidiram ficar em pé, corajosamente, para louvar e agradecer, para bendizer e adorar São José.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS