Dependentes de álcool e outras drogas têm atenção psicossocial

Facebook
Twitter
WhatsApp

O mês de fevereiro é conhecido no Brasil como sendo do carnaval e reinado de Momo. Mas, também, é o mês em que o dia 18, foi consagrado como data nacional pelo Ministério da Saúde (MS) para combater os males causados pelas bebidas alcoólicas e de ajuda às pessoas dependentes do álcool.

alcoo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibiliza os serviços e cuidados a usuários dependentes do álcool no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) Afrânio Soares, Alameda Espanha, 05, Adrianópolis, com entrada pela avenida Efhigênio Sales.

“O município conta com essa estrutura ímpar para os cuidados específicos para esse grupo de pessoas que precisam de atenção psicossocial para encarar os vícios e voltar à convivência social”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Para ser atendido no CAPS AD, o usuário pode vir por demanda espontânea e de maneira voluntária, sem a necessidade de encaminhamento.

“Ao chegar ao serviço, o paciente é acolhido por um profissional de nível superior que será sua referência para o cuidado. Esse profissional, junto com o paciente irá traçar o Projeto Terapêutico, chamado Plano de Saúde e Vida, em que os usuários serão atendidos com ações no CAPS AD, com Grupos de Família, Grupos Terapêuticos, Consultas Individuais com diversos profissionais, como médico, psicólogo, terapeuta ocupacional e psiquiatra”, explicou a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efthimia Simões Haidos.

Dados

Para a saúde pública, o alcoólatra é considerado aquele usuário em que se identifica prejuízo social e pessoal em consequência do abuso da bebida, além de sinais de abstinência e dependência do álcool. O álcool é prejudicial à saúde e é causa, em média, de 50% dos acidentes de trânsito, de acordo com os Departamentos de Trânsito nos Estado do País. No país, os números que geram estatísticas sobre a doença, revelam que o alcoolismo vem crescendo a cada ano. De acordo com dados no CAPS AD, até janeiro de 2016, os usuários que procuraram atendimento nesse serviço, apresentaram os seguintes indicadores:

• 88% são do sexo masculino e 12% são do sexo feminino;
• 47% estão na faixa etária de 18-29 anos, 32% na faixa de 30-39 anos, 13% na faixa de 40-49 anos, e 8% acima de 50 anos;
• 2% são dependentes de derivados do tabaco; 29% de bebidas alcoólicas; 53% cocaína e derivados; 15% de Maconha; e 1% de inalantes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS