Delegações Olímpicas do Japão, Colômbia e Suécia fazem avaliação positiva da estrutura para os jogos em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

Um dia depois do sorteio das chaves das seleções de futebol serem anunciadas pela Fifa para os Jogos Olímpicos Rio 2016, as delegações que vão jogar em Manaus começaram a programação de visitas para reconhecimento da Arena da Amazônia, Centros de Treinamento e acomodações. Na sexta-feira, 15 de abril, as comitivas das seleções do Japão, Suécia e Colômbia estiveram em Manaus onde participaram de reuniões técnicas com os representantes do Governo do Estado.

DSC_4186

As comitivas técnicas de Colômbia, Suíça e Japão conheceram a infraestrutura preparada para receber os jogos de futebol das Olimpíadas. O grupo visitou os Centros de Treinamento e a Arena da Amazônia. Em seguida, reuniram-se na sede do Governo do Estado, com representantes da Prefeitura de Manaus, Governo do Estado e Comitê Olímpico, para conversar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na capital para receber o evento.

Os representantes das três delegações olímpicas fizeram uma avaliação positiva sobre os locais de treinamento e do estádio. Os técnicos elogiaram a preparação e, principalmente, a Arena da Amazônia. “Me parece que temos muito boas condições. Tem três campos de treinamento, que, logicamente, vão se condicionar a algumas normas, e há o estádio principal que é um espetáculo, um cenário extraordinário e esperamos que tudo possa sair bem”, disse o técnico da Colômbia, Carlos Respreto.

O técnico do Japão, Tomokazu Ikebe, ressaltou que, assim como foi na Copa do Mundo, a infraestrutura da Arena da Amazônia e dos Centros de Treinamentos devem oferecer boas condições para as partidas. “Como esse foi um estádio construído para a Copa do Mundo, é um estádio muito bonito e funcional. E os Centros de Treinamento estão todos com boa infraestrutura, alguns ajustes precisam ser feitos, mas ainda temos longo tempo e estamos confiantes de que os jogos serão muito bons aqui”.

A expectativa é a melhor possível para o técnico da Suécia, Ericsson Hakan. “Na verdade, é uma nova experiência para nós. No início, estávamos um pouco preocupados com o clima, com o calor, especialmente quando se vai enfrentar times que já estão acostumados, como a Colômbia e Nigéria, mas nós gostamos de desafios e estamos ansiosos para jogar”.

Cumprimento – Conforme o coordenador estadual do Comitê Olímpico Manaus 2016, Mário Aufiero, Manaus cumpre o calendário de encargos do Comitê Rio 2016. “A construção de dois vestiários já vão iniciar essa semana e isso estava previsto no calendário de encargos da Rio 2016, em virtude da nossa rodada dupla. E essa adaptação foi feita também em todos os estádios que vão sediar as partidas de futebol olímpico”.

Ingressos – Mário Aufiero afirmou que mais de 40% dos ingressos para os jogos na Arena da Amazônia já foram vendidos. “Isso demonstra o sucesso que serão os jogos. O balanço é extremamente positivo, principalmente depois da visita dos dirigentes das seleções da Colômbia, Japão e Suécia, que aprovaram todas as nossas estruturas de treinamento e ficaram impressionados com a Arena da Amazônia”.

Renda – De acordo com o coordenador municipal do Comitê dos Jogos Olímpicos de Manaus e diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a permanência das seleções na cidade deverá gerar empregos, renda e atrair turistas, além da imprensa mundial que cobre o evento. “Os dirigentes cogitaram a chegada dos atletas entre 30 e 10 dias antes dos jogos para ajudar na preparação e familiarização com o clima. Isso é muito importante para alavancar, por exemplo, a taxa de ocupação da rede hoteleira. Faremos o possível para viabilizar isso”, explicou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS