Defesa Civil do Amazonas vai monitorar clima, hidrologia e orientar turistas sobre riscos durante o Festival de Parintins 

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Defesa Civil do Amazonas vai emitir diariamente, durante o Festival Folclórico de Parintins, boletins hidroclimáticos e orientar turistas quanto a procedimentos que podem evitar desastres no município (a 369 quilômetros de Manaus). A ação inicia no dia 29 de junho, no porto e aeroporto da cidade, com a presença do mascote “Chico Prevenido”.

“Nossos boletins serão diários e vão informar, ao Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, a ocorrência de possíveis eventos hidroclimáticos extremos, que possam comprometer o espetáculo. Em outra frente de trabalho, vamos orientar os  visitantes quanto aos procedimentos em áreas de desbarrancamento, durante vendavais e alagações, entre outras situações”, ressaltou o secretário do órgão, Fernando Pires Junior.

Com o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a Defesa Civil vai distribuir material gráfico, como “ventarolas”, com todas as informações necessárias aos turistas, para uma estadia com segurança na ilha.

Monitoramento– O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil do Amazonas, será instalado em Parintins uma semana antes da festa e vai basear os boletins nos dados coletados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marinha do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil/CPRM.

Plano de Operações- O Plano de Operações da Defesa Civil do Município indica que existem oito bairros vulneráveis a inundações em Parintins e quatro áreas de risco, oriundas do fenômeno de “terras caídas”, que vão receber placas de orientação aos turistas e, se necessário, isolamento. A equipe do município, junto com técnicos da Defesa Civil do Estado, vão atuar tanto na prevenção quando no plano de resposta ao desastre, caso ocorra.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS