Com o objetivo de manter sua missão de acompanhar a situação do saneamento e mobilizar a sociedade por avanços mais efetivos, o Instituto Trata Brasil publicou no último dia 04 a mais nova versão do “Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades.
De acordo com a pesquisa, Manaus está entre as piores cidades do País no ranking do saneamento básico. A capital Amazonense recebeu nota ‘zero’ no indicador Novas Ligações de Esgoto Sobre Ligações Faltantes (LGE).

Saneamento básico é direito essencial garantido pela constituição brasileira, mas nem todo cidadão tem acesso a esse item tão importante.
Os responsáveis por garantir este direito básico à população são, em grande parte, da prefeitura. São os prefeitos quem tem a titularidade desses serviços, desta forma cabe ao cidadão cobrar dos chefes de sua cidade que este descaso com o saneamento básico seja resolvido. Portanto, cobrem os prefeitos, exija o seu direito, pois o Saneamento Básico é um direito seu e de todos. Infelizmente, no entanto, a população não cobra seus governantes por obras de saneamento e isso ajuda a perpetuar o problema.

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil divulga seu tradicional “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, sempre com base nos dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS).
Os números são informados pelas próprias empresas operadoras de água e esgotos dos municípios brasileiros ao Governo Federal, portanto, são números oficiais das próprias cidades.
Manaus está entre as piores do País em saneamento básico
Veja a lista que compõem os municípios que não conseguiram expandir a rede de esgoto.
Manaus (AM)
Ananindeua (PA),
Porto Velho (RO),
Santarém (PA),
São Gonçalo (RJ)
e São Luís (MA)
O indicador médio dos municípios é 8,87%, ou seja, o indicador está muito distante da universalização. Mais informações desse indicador estão disponíveis no relatório completo, no site do Trata Brasil – www.tratabrasil.org.br.

Apenas 9 cidades alcançaram a universalização da rede de esgoto:
Belo Horizonte (MG)
Contagem (MG),
Curitiba (PR),
Franca (SP),
Piracicaba (SP),
Ribeirão Preto (SP),
Santo André (SP), Santos (SP)
Volta Redonda (RJ).

Sem saneamento básico população de Manaus, sofre em meio a lama e falta de tratamento de esgoto.
Isso revolta os moradores da periferia que desabafam: ‘’Enquanto vivemos na lama, o prefeito de Manaus Artur Neto , só pensa Rock in Rio, ele tem que pensar é em nós, que elegemos ele e não fez nada pela gente” Declarou Maria Eugênia Moradora do Bairro da Terra Nova.
Maria Cristina moradora do Bairro Nova Floresta que vive com seus filhos no meio da lama também clama por saneamento básico.“ Meu Deus não dá para dançar no Rock in Rio, enquanto a gente aqui em Manaus recebe nota zero em saneamento básico e coleta de esgoto meus filhos estão todos doentes”
Em anexo:
relatorio-completo
tabela-de-investimentos-brasil-e-100-cidades
tabela-das-100-cidades
investimentos-x-arrecadacao-valores-correntes-de-2014
investimentos-x-arrecadacao-base-snis