David Reis propõe que Prefeitura de Manaus destine 5% de unidades habitacionais para PcDs

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante) fez uma indicação à Prefeitura, pedindo que seja assegurada às Pessoas com Deficiência (PcD) o direito de prioridade para reserva de no mínimo 5% das unidades de moradias de interesse social nos programas de habitação.

Para David Reis, é necessário que sejam implementadas políticas visando corrigir desigualdades e preconceitos em relação às pessoas com deficiência, sendo necessário reparar essa distorção que ocorre há anos. “As pessoas com deficiência sofrem com determinadas dificuldades, dentre elas a questão habitacional, devendo esta ser uma atenção para buscarmos a melhor qualidade de vida e dignidade humana”, salientou o parlamentar.

A indicação foi comemorada pela secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Lêda Maia, que enfatizou ainda a importância dessas unidades serem adaptadas a este público.

“Acho super importante a inclusão desse percentual para o público. Não podemos deixar de considerar que além de destinar um percentual, essas habitações precisam ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada pessoa com deficiência. Também é importante assegurar o direito ao PCD, pois como alguns precisam de responsável legal, o responsável acaba decidindo e respondendo pelo imóvel, isso prejudica o PcD”, afirmou.

Dados

Recentemente, a Prefeitura de Manaus entregou o residencial Cidadão Manauara 2, etapa B, bairro Santa Etelvina, zona Norte. Das mais de 280 famílias que passaram a residir no local, pelo menos 15, tem na família Pessoas com Deficiência (PcDs) em unidades projetadas especialmente para eles.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close