David Almeida lança #SouManaus 2025 e celebra 10 anos do maior festival cultural gratuito do país

Facebook
Twitter
WhatsApp

Manaus vive um novo marco em sua trajetória cultural. Em evento realizado nesta quarta-feira (9), o prefeito David Almeida anunciou oficialmente a edição 2025 do “#SouManaus Passo a Paço”, que este ano celebra uma década de existência como o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil. A cerimônia de lançamento, no píer Manaus 355 do mirante Lúcia Almeida espaços revitalizados pela atual gestão apresentou as primeiras atrações e as novidades do evento que ocorre nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico da capital.

Com o tema da valorização cultural e da inclusão, o festival ocupará uma área de 63 mil metros quadrados, distribuída por 17 palcos temáticos entre eles, Alfândega, Malcher, Coreto, Mangueirão, Espaço Moda e Espaço Cultura Urbana, conectando música, artes visuais, gastronomia, moda, dança e manifestações populares em uma proposta democrática e sustentável.

Para o prefeito David Almeida, o evento representa mais que entretenimento: é uma política pública que promove identidade, gera empregos e movimenta a economia.

“Conseguimos, até agora, 18 patrocinadores e seguimos negociando com mais seis. Isso demonstra a credibilidade do festival e reduz o impacto nos cofres públicos. O dinheiro da cultura é para a cultura. O ‘#SouManaus’ é investimento em pertencimento, em qualidade de vida e em oportunidades para quem vive da arte”, afirmou.

Atrações de peso e valorização local

Ao todo, mais de 2 mil artistas regionais participarão do evento. Eles se somam às 19 atrações nacionais, das quais 17 já foram anunciadas. O palco Alfândega, por exemplo, receberá nomes como Ivete Sangalo, Paralamas do Sucesso, MC Livinho, BK, Xamã e Poesia Acústica. Já no palco Malcher, passarão artistas populares como Gusttavo Lima, Ludmilla, Joelma, Calcinha Preta, Simone Mendes, Bruno & Marrone, Pablo do Arrocha, Dubdogz e Xand Avião. O público gospel também será contemplado com apresentações de Fernandinho e padre Alessandro Campos.

A entrada no festival continuará sendo feita a partir da troca de alimentos não perecíveis, reforçando o compromisso social do evento. Os detalhes sobre a retirada de ingressos serão divulgados em breve, por meio do site oficial do “#SouManaus”.

Impacto econômico e legado cultural

Além da grande mobilização artística, a edição de 2025 se propõe a movimentar fortemente a economia criativa da cidade. A previsão é que o festival gere entre 8 e 9 mil empregos diretos e indiretos, abrangendo setores como transporte, turismo, produção cultural e comércio informal.

Segundo o presidente da Manauscult, Jender Lobato, a proposta do festival vai além do entretenimento.

O ‘#SouManaus’ é um símbolo de política cultural consolidada. Vamos promover oficinas, ações formativas, experiências transformadoras. É um evento democrático, que leva cultura para quem nunca teve acesso. E tudo isso só é possível porque temos uma gestão que acredita na arte como ferramenta de transformação”, destacou.

Entre os destaques da programação paralela estão oficinas de moda, gastronomia e produção cultural, com nomes como o estilista Maurício Duarte, o produtor Marcelo Flores e o chef francês Barsolea, em parceria com o Sebrae.

Segurança, acessibilidade e inovação

A infraestrutura também ganha reforços importantes. Uma das principais novidades é o uso de câmeras com reconhecimento facial pela Guarda Municipal, para garantir a segurança em todo o perímetro do evento. O espaço contará ainda com áreas acessíveis, coleta seletiva, pontos de hidratação, banheiros químicos e estandes para comercialização de alimentos, artesanato e produtos da economia solidária.

Celebrando 10 anos de existência, o “#SouManaus Passo a Paço” consolida-se como um dos maiores projetos culturais da história de Manaus, promovendo não apenas entretenimento, mas diálogo social, valorização da identidade local e inclusão cultural.

“Estamos construindo um legado. O festival é uma vitrine do que Manaus tem de melhor: seu povo, sua cultura e sua criatividade. Nossa cidade pulsa arte, diversidade e inovação. E o ‘#SouManaus’ é a prova viva disso”, concluiu David Almeida.

Fotos: Antônio Pereira, Clóvis Miranda, João Viana, Juan Sullivan / Semcom e Alcides Neto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS