Preocupado com o aumento crescente de casos confirmados por coronavírus no Amazonas, o deputado Saullo Vianna (PTB) formalizou Projeto de Lei (PL), sugerindo a criação do programa Kit Prevenção com itens considerados necessários de proteção contra a doença.
A iniciativa, segundo o parlamentar, tem como finalidade reforçar as ações de política pública diante da pandemia. Em março, o governo decretou estado de calamidade pública e desde então tem ampliado diversas frentes de atuação para conter a propagação do vírus no estado.
De acordo com a proposta, o kit deve ter álcool em gel, material de higiene pessoal e itens de prevenção, dentre eles, máscaras e luvas, para ser distribuído a famílias em situação de vulnerabilidade social, como forma de garantir proteção aos menos favorecidos.
Até a presente data, o Amazonas registrou casos confirmados em mais de 20 municípios do estado, com maior incidência na capital e no município vizinho de Manacapuru (distante 68 km de Manaus em linha reta).
Máscaras
A grande procura por itens de proteção tem resultado na escassez de muitos deles, como as máscaras, por exemplo. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a população pode utilizar máscaras de tecido para prevenir contágio por Covid-19.
Diante disso, Saullo Vianna apresentou também Projeto de Lei (PL) autorizando o Poder Executivo a firmar convênio com associações e cooperativas de costureiras, ou demais associações não governamentais que possuam ateliê de corte e costura, para confecção de máscaras de tecido. A propositura sugere ainda que o Estado incentive a produção e distribuição gratuita das máscaras.