O empresário Jason Miller, principal conselheiro do ex-presidente Donald Trump nas eleições norte-americanas, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após entrevista concedida pelo petista à uma agência internacional de notícias.
Miller classificou Lula como o “Biden dos trópicos” e afirmou que, “a esta altura, seu cérebro é um purê de banana”, ao traçar um paralelo entre Lula e o ex-presidente democrata Joe Biden, Miller mencionou os frequentes questionamentos acerca do estado físico e mental do ex-líder dos Estados Unidos ao longo do seu mandato, que terminou em 2024.
As declarações foram uma resposta à fala de Lula sobre a tarifa de 50% imposta por Trump aos produtos brasileiros. Ao ser questionado sobre a possibilidade de negociar diretamente com o republicano, o presidente afirmou que não pretende “se humilhar” pedindo uma revisão da medida.
“No dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”, disse Lula.
O petista acrescentou que pretende discutir a questão tarifária com os países integrantes do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.