Conferência debate direitos das crianças e adolescentes na Assembleia

Facebook
Twitter
WhatsApp

CONFERENCIA-ADOLESCENTE-573x381

Os direito das crianças e adolescentes estão em pauta, nesta segunda e terça-feira (17 e 18), das 8 às 18h, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Conferência Livre Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Fortalecendo os Conselhos de Direitos.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), órgão ligado à Secretaria Municipal de Ação Social e Direitos Humanos, o evento contou, neste primeiro dia de programação, com a presença de representantes do Poder Público, entidades ligadas à causa da criança e do adolescente e pelos próprios jovens, que terão a oportunidade de expor suas demandas.

A Conferência Livre terá debates e oficinas sobre os seguintes temas: promoção dos direitos, proteção e defesa dos direitos, representação das minorias, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política destinada à criança e ao adolescente.

De acordo com presidente do Cmdca, Gecilda Albano, a Conferência Livre é instituída pela resolução 166 de 2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e serve como um balizador para as conferências municipal, estadual e nacional. É também da Conferência Livre que irão surgir os temas que serão discutidos na Conferência Municipal, prevista para ocorrer em abril de 2015.

“Hoje é um grande marco, é o dia em que vamos fazer com que a criança e o adolescente tenham efetivamente participação sobre o destino da política social direcionada a eles, ou seja, é um momento de debate onde essas crianças e adolescentes vão refletir a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente e vão trilhar uma meta para que o plano decenal de Manaus contemple efetivamente as suas necessidades”, disse Gecilda.

A presidente do Cmdca afirmou ainda que um dos principais problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes de Manaus é a exploração e violência sexual. “Manaus está vivendo um momento de muita violência praticada contra a criança e o adolescente e hoje é um momento de nós repensarmos se essa política efetivamente está contemplando todas as estratégias de metas que foram delimitadas pelo plano nacional”, concluiu.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS