Centros realizam oficinas de produtos da Páscoa com Grupos de Convivência

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Miguel Almeida/ Seas

Como parte das comemorações da Páscoa, os Centros de Convivência da Família (Cecf) Maria de Miranda Leão, situado no bairro Alvorada, e 31 de Março, no Japiim, do Governo do Amazonas, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão realizando nesta semana oficinas com símbolos como coelhinhos, embalagens para chocolates e lembrancinhas.

A iniciativa, além de estimular as habilidades cognitivas, motoras e a solidariedade entre os participantes dos Grupos de Convivência dos Centros, incentiva o empreendedorismo como forma de gerar oportunidades e renda.

O CECF Maria de Miranda Leão promoveu, na manhã desta terça-feira (12/04), uma oficina de embalagens para colocação dos ovos de chocolates com os integrantes dos grupos de Convivência “Mais Ativo” e “Da Memória”. Sob o comando da psicóloga e gerontóloga Margareth Galvão Presa, os participantes criaram sacolas e ainda ganharam chocolates para presentear a quem amam.

Único homem da turma, formada por 12 participantes da oficina, o aposentado Paulino de Souza Sinimbú, 68, recém-chegado ao centro, onde participa do grupo “Da Memória”, estava eufórico com sua produção.

“Estou tendo uma nova experiência de vida, o que está me deixando feliz, pois nem imaginava que tinha essas habilidades”, confessou.

Também recém-chegada ao grupo, a assistente social Lindinalva Barros Brasil, 74, está tenho uma nova experiência. Viúva há dois anos, conta que a morte do marido, que era militar, a deixou depressiva, sem vontade de viver e de trabalhar. “Estou gostando de participar do grupo e das atividades que nos são oferecidas no Miranda Leão”, admitiu.

A aposentada Ary Maria Alves, 77, já participou de várias atividades no centro, e considera o local acolhedor, principalmente depois que se aposentou. Segundo a idosa, as atividades nos CECFs são de suma importância, principalmente quando as pessoas deixam a rotina diária de trabalho e são obrigadas a ficar em casa. “Cheguei a ficar depressiva nesse período de pandemia, ocasionada pela Covid-19, e os centros tiveram que parar as atividades in loco”, mencionou.

Conforme a psicóloga Margareth Galvão Presa, esse trabalho com os Grupos de Convivência é de suma importância para os participantes dos Grupos de Convivência, que fazem atividades voltadas para o estímulo, a atenção, a memória, a linguagem, as funções executivas e habilidades cognitivas.  “Eles são bem participativos, principalmente nos trabalhos manuais”, assegurou

FOTOS: Miguel Almeida/ Seas

Lembranças artesanais – O Centro de Estadual Convivência da Família 31 de Março, realizou na tarde ontem (11/04) uma oficina de lembranças artesanais em alusão a Páscoa com o Grupo de Convivência de Idosos Florescer. Foram confeccionados símbolos da Páscoa e atividades complementares como gincanas, mímicas e caça ovos de páscoa. Nesta quarta-feira (13/04), o centro vai realizar um culto ecumênico, às 14h, realizado pelos próprios integrantes do grupo.

Culto ecumênico – o CECF Maria de Miranda Leão vai realizar no dia 20 de abril, às 9h, outro culto ecumênico com os Grupos de Convivência, do turno matutino, no salão multiuso do centro. No mesmo dia, às 15h, haverá um outro Culto Ecumênico, desta vez voltado para os Grupos de Convivência do turno vespertino.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS