A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta terça-feira, 25/11, o “Encontro de Práticas Integradoras”, marcado pela socialização das práticas pedagógicas, entrega de certificados e menções honrosas a estudantes, professores e instituições parceiras do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi). O evento aconteceu no auditório da rede municipal de ensino, na zona Centro-Sul, e reuniu toda a comunidade escolar.
A iniciativa teve como propósito reconhecer e valorizar o trabalho dos educadores, além de compartilhar experiências exitosas desenvolvidas ao longo do ano letivo pelos alunos atendidos pelo Cemeapi. A ação também fortaleceu a troca de saberes e reafirmou o compromisso coletivo com a qualidade da educação na rede municipal. Durante a cerimônia, foram certificados os alunos que concluíram a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), aptos agora a ingressar no 6º ano do ensino fundamental e prosseguir nos estudos.
O secretário municipal de Educação, Junior Mar, destacou que a qualidade do ensino destinado às pessoas idosas é uma das frentes prioritárias da Semed. Ele parabenizou os professores, as instituições parceiras e, especialmente, os alunos que enfrentaram desafios até retornarem à sala de aula já na fase adulta e na terceira idade.
“Algumas decisões ninguém pode tomar por nós. São escolhas que apenas nós mesmos podemos fazer, e elas fazem diferença, porque a soma dessas decisões nos constrói para sermos pessoas melhores. Vocês são a prova disso, chegando ao final desta caminhada, investindo e dedicando tempo aos estudos, mesmo na terceira idade. Parabéns por investirem em vocês, por decidirem voltar a estudar e por acreditarem no papel protagonista que cada um exerce”, frisou o secretário.
A coordenadora do Cemeapi na Semed, Joseane Silva, ressaltou que, além de certificar os alunos finalistas, o evento teve o objetivo de reconhecer o trabalho e o engajamento das instituições parceiras que atuam com pessoas idosas no município.
“Hoje é dia de muita felicidade para todos nós da equipe do Cemeapi, porque é um momento de agradecimento e de colocar essas pessoas que trabalharam conosco, com o segmento do idoso, em evidência. E hoje também marca o encerramento de todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2025”, afirmou.
Durante a solenidade, cinquenta alunos finalistas da 4ª fase da EJA receberam certificados. Além disso, treze professores e quatro representantes de instituições parceiras foram agraciados com menções honrosas. O evento também contou com relatos de experiências, apresentação cultural e palestra com o tema “O papel ativo da Pessoa Idosa na construção da sociedade contemporânea”.
Um dos concluintes do Cemeapi 2025, Manoel Carneiro, 71 anos, aposentado, relatou que nunca havia segurado um lápis antes de ingressar na unidade. “Só tenho a agradecer ao Cemeapi, pois aprendi não só a ler e escrever, mas também que posso ser e conquistar tudo o que eu quiser na minha vida. Aprendi que nunca é tarde para criarmos uma meta e aprendermos o que quisermos”, declarou.





































































