Campanha de vacinação contra influenza será antecipada no Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou nesta terça-feira, dia 14 de abril, que irá manter, no Amazonas, a data de 27 de abril a 22 de maio, para realização da campanha de vacinação contra influenza. No restante do país, a imunização iniciará somente no dia 4 de maio. Com isso, o Amazonas terá uma semana a mais para que os grupos prioritários possam ter acesso ao serviço.

Vacinação

A data adotada pela Susam é a mesma que havia sido anunciada anteriormente pelo Ministério da Saúde, mas que foi alterada depois. A Susam, entretanto, resolveu manter, porque já está com toda a estrutura montada e também por causa das características climáticas da região, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Susam e que é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação no Estado, a estimativa é de que 932.291 pessoas sejam imunizadas contra a gripe, neste ano, em todo o Amazonas.

Diferença climática – O diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, enfatiza que o Amazonas tem uma diferença climática em relação ao resto do país. “Estamos no período das chuvas, que é mais propício à ocorrência das infecções respiratórias. É importante que os grupos mais vulneráveis possam contar com o reforço da vacina que protege contra a gripe”, disse Bernardino.

Segundo ele, as doses de vacina recebidas do Ministério da Saúde já estão sendo distribuídas para os municípios do interior. Da mesma forma, as orientações contidas na Nota Técnica nº12/2015, sobre a execução da campanha, já estão sendo repassadas às secretarias municipais de Saúde, pela gerência do Programa Estadual de Imunização.

Grupos prioritários – Bernardino ressalta que a campanha de vacinação contra a influenza tem como público-alvo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, e que incluem as crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; adultos com idade igual ou maior de 60 anos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; indígenas; puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de etiologia viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito. Para preveni-la, é importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados. Bernardino explica que a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da vacina. “Por isso, é importante que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha”, frisou.

Contraindicação – Em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação é adiar a vacinação até a resolução do quadro. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS