Câmara vai debater a incidência de raios em Tribuna Popular

Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma tribuna popular proposta pelo vereador Reizo Castelo Branco (PTB) e subescrita pelo vereador Wilker Barreto (PHS) vai debater a incidência de raios na cidade de Manaus. A programação será no dia 19 de abril, às 9h, no Plenário Adriano Jorge na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

MANAUS, 16/03/16 PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) RECEBE O PRESIDENTE DO CREA-AM, CLAUDIO GUENKA. FOTO: TIAGO CORREA / CMM
MANAUS, 16/03/16
PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) RECEBE O PRESIDENTE DO CREA-AM, CLAUDIO GUENKA.
FOTO: TIAGO CORREA / CMM

A medida foi anunciada pelo presidente Wilker Barreto, após um encontro com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Cláudio Guenka, que esteve na Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira (16), quando solicitou apoio dos vereadores para a divulgação da campanha que visa alertar a população como se proteger dos raios e temporais.

Guenka destacou que o Conselho não está preocupado somente com questões voltadas aos engenheiros. “Problemas que afetam a nossa sociedade também nos preocupam, principalmente com relação à segurança. E essa questão dos raios é muito grave. Pouco mais de 20% dos raios registrados em todo o país estão localizados no Estado do Amazonas”, disse o engenheiro.

Wilker e Reizo apoiaram a iniciativa do CREA em parceria com o Grupo de Eletricidade Atmosférica. O presidente da CMM determinou que a TV Câmara passe a veicular em sua programação um VT que orienta a população sobre como proceder nos casos de ocorrência de raios e tempestades.

“A incidência de raios no Amazonas em relação a outros Estados é altíssima. Sabemos que Manaus até 2015 era a campeã de mortes por raios no Brasil ultrapassando inclusive São Paulo e esse conteúdo será de suma importância. Eu mesmo não sei muito como devo proceder numa ocasião como essa de raios e temporais. O que sei é muito pouco e tenho a certeza de que todos nós aqui seremos replicadores dessas orientações”, assegurou Wilker.

O engenheiro eletricita Sérgio Cesário, da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e de Segurança no Trabalho, também participou da reunião e afirmou que a propagação da informação é a melhor forma de prevenção de tragédias.

A partir de sexta-feira (18), o CREA estará disponibilizando em seu site uma cartilha que reúne conteúdo informativo de prevenção aos acidentes comuns em períodos de fortes tempestades.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS