Uma tribuna popular proposta pelo vereador Reizo Castelo Branco (PTB) e subescrita pelo vereador Wilker Barreto (PHS) vai debater a incidência de raios na cidade de Manaus. A programação será no dia 19 de abril, às 9h, no Plenário Adriano Jorge na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) RECEBE O PRESIDENTE DO CREA-AM, CLAUDIO GUENKA.
FOTO: TIAGO CORREA / CMM
A medida foi anunciada pelo presidente Wilker Barreto, após um encontro com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Cláudio Guenka, que esteve na Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira (16), quando solicitou apoio dos vereadores para a divulgação da campanha que visa alertar a população como se proteger dos raios e temporais.
Guenka destacou que o Conselho não está preocupado somente com questões voltadas aos engenheiros. “Problemas que afetam a nossa sociedade também nos preocupam, principalmente com relação à segurança. E essa questão dos raios é muito grave. Pouco mais de 20% dos raios registrados em todo o país estão localizados no Estado do Amazonas”, disse o engenheiro.
Wilker e Reizo apoiaram a iniciativa do CREA em parceria com o Grupo de Eletricidade Atmosférica. O presidente da CMM determinou que a TV Câmara passe a veicular em sua programação um VT que orienta a população sobre como proceder nos casos de ocorrência de raios e tempestades.
“A incidência de raios no Amazonas em relação a outros Estados é altíssima. Sabemos que Manaus até 2015 era a campeã de mortes por raios no Brasil ultrapassando inclusive São Paulo e esse conteúdo será de suma importância. Eu mesmo não sei muito como devo proceder numa ocasião como essa de raios e temporais. O que sei é muito pouco e tenho a certeza de que todos nós aqui seremos replicadores dessas orientações”, assegurou Wilker.
O engenheiro eletricita Sérgio Cesário, da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e de Segurança no Trabalho, também participou da reunião e afirmou que a propagação da informação é a melhor forma de prevenção de tragédias.
A partir de sexta-feira (18), o CREA estará disponibilizando em seu site uma cartilha que reúne conteúdo informativo de prevenção aos acidentes comuns em períodos de fortes tempestades.