Com um saldo positivo, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) encerra o ano de 2024 celebrando conquistas que fortalecem a instituição e valorizam a comunidade acadêmica. Entre os avanços nas mais diferentes áreas, estão a inauguração de novos espaços, o fortalecimento de pesquisas inovadoras, a aprovação de novos cursos e os benefícios concedidos a servidores e professores. Em um ano repleto de melhorias, a gestão superior da UEA, por meio do Governo do Amazonas, implementou iniciativas que trouxeram resultados positivos para a sociedade amazonense.
No âmbito da valorização dos servidores, a UEA assegurou um aumento salarial de 14,1% para 1.432 docentes e funcionários administrativos concursados, por meio do pagamento das datas-bases de 2019, 2020 e 2021. Após 17 anos sem reajuste, os servidores comissionados também receberam uma conquista significativa: seus salários serão equiparados aos de outros órgãos da administração pública direta, com um aumento de 10% que entrará em vigor a partir de 2025.
Outra novidade importante para os colaboradores foi a implementação do plano odontológico e o reajuste do vale-alimentação, que passou de R$ 500 para R$ 800, representando um significativo reforço no suporte à qualidade de vida dos funcionários. Além disso, foi anunciado o pagamento da gratificação de Produtividade Acadêmica a professores.
É com foco nessas melhorias que o reitor da UEA, André Zogahib, destaca que a universidade iniciará o próximo ano com a perspectiva de avançar ainda mais em sua missão de promover a educação superior de qualidade, incentivar a pesquisa e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas.
“O ano de 2024 foi um marco para a UEA. Trabalhamos incansavelmente para proporcionar condições mais justas aos nossos servidores, avançar em pesquisas que impactam, positivamente, a sociedade e melhorar nossa infraestrutura para oferecer um ambiente mais acolhedor e eficiente. Nosso compromisso é com o futuro da educação e da ciência no Amazonas”, afirmou o reitor.