Artur Neto vai implantar nova Faixa Azul do T3 até a avenida Constantino Nery

Facebook
Twitter
WhatsApp

A implantação da faixa azul em Manaus, faz parte da sequência de erros da gestão do Prefeito de Manaus Artur Neto. Dentro de 20 dias  mais um trecho da Faixa Azul será implantado  na capital amazonense.

Faixa-Azul

Na noite da última segunda-feira(16) o Prefeito Artur Neto reuniu com os sindicatos dos Rodoviários e do Sinetram para contornar a greve dos coletivos e entrou em um acordo: Cedeu às exigências dos sindicatos para implantação de mais uma Faixa Azul do Terminal 3, na Cidade Nova, até a avenida Constantino Nery.

De acordo com o  Prefeito de Manaus: “O tempo de viagem vai cair em média de 1h10 para 50 minutos”. É perceptível  que a implantação do corredor exclusivos de ônibus trouxe mais transtornos do que soluções, congestionamento intenso de carros, enquanto a faixa azul permanece ociosa, sem movimentaçao.

 Perigo iminente

FAIXA AZUL
Médico morre atropelado ao tentar atravessar a faixa azul da avenida Constantino Nery Foto:Lucas Silva

Conhecida como “faixa da morte”  o risco de acidentes por conta da largura da faixa e das ondulações dos remendos do asfalto criam muitas situações de riscos para a população. A faixa é muito estreita, sem planejamento, o sistema foi implantado sem condições de comportar uma mão exclusiva para ônibus. Desde da criação da  Faixa Azul na avenida Constantino Nery,  vários  atropelamentos foram registrados, três deles com vítimas fatais.

A primeira morte aconteceu no dia 3 de março quando o médico urologista João Leandro de Oliveira, de 69 anos, foi atingido por um táxi.

Lamentavelmente, quatro dias depois, o aposentado Orinaldo Ferreira Lima, 59, também morreu após ser por um ônibus do Bus Rapid System (BRS) de placa OAB 5615. Acidente aconteceu em frente à Arena da Amazônia. Já a terceira vítima fatal da “faixa da morte” do Prefeito Artur Neto foi outra aposentada: Maria Núbia Silva Lima, de 75 anos. Ela atravessava a faixa de pedestres, na Avenida Constantino Nery, em frente à Escola Estadual Sólon de Lucena, quando um veículo articulado da linha 500 a acertou.

Já no dia 17 de março, um engavetamento envolvendo quatro veículos aconteceu após uma o motorista de uma Mitsubishi Lancer invadir a Faixa Azul e acertar dois táxis e um ônibus da linha 500.

No  dia 25 de maio quando um ônibus da linha 500, da empresa Eucatur, acertou uma mulher que tentava atravessar a pista. Acidente ocorreu no sentido Centro/bairro, em frente a igreja Universal.

multa-890x395

 “Quando a gente privilegia o transporte de massa, a gente está, no fundo, colaborando para uma cidade com menos congestionamentos”, declarou Artur Neto em entrevista na TV Amazonas no dia 24.02.2015.

A Prefeituras de Manaus  deverá revitalizar a sinalização da Faixa Azul das avenidas Max Teixeira, Noel Nutels e Torquato Tapajós e estudam implementar o sistema de faixas exclusivas para ônibus em outras ruas de Manaus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS