Aposentados e pensionistas reiniciam cursos na Manaus Previdência

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Manaus Previdência reiniciou na segunda-feira, 14, duas das três atividades integrantes do Programa Vitalidade destinadas a aposentados e pensionistas do município. Oficina da Memória e o Coral abriram a grade de ações, que se completa na sexta-feira com a aula de artesanato.

idosos

“A aposentadoria gera, em alguns, sentimentos e sensações que podem se traduzir em ansiedade, conflitos sobre seu potencial produtivo, medo do futuro e perda da rede social ligada ao trabalho. O Programa Vitalidade auxilia nessa transição. Apresenta novas possibilidades e campo de ação, relativas à cultura previdenciária, assim como disponibiliza programação sociocultural, educativa, ocupacional e psicossocial, prevenindo os males do envelhecimento precoce”, destacou a coordenadora do setor de Psicossocial da previdência municipal, psicóloga Ellen Holanda.

Este ano, as atividades também assumiram um caráter solidário. A “matrícula” de cada segurado nos cursos é um quilo de alimento não perecível, além dos documentos habituais. Felizes e empolgados, os segurados manifestaram a felicidade de se reencontrar com os colegas e voltar a exercer uma atividade lúdica na previdência municipal.

“Estou gostando muito. Participo desde quando as ações aconteciam na antiga sede e fico feliz, pois isso é como um encontro entre amigos”, declarou a aposentada Odila Pimentel Passos, aposentada, 75, que se matriculou nos três cursos. A aposentada Willemstadt Araújo, a “Deth”, 71, também comemorou o início das atividades. “Fico muito feliz, pois precisamos estar com a mente sempre em atividade para envelhecer com saúde”, disse.

Pela grade disponibilizada neste semestre, nas segundas e quartas acontecerá a Oficina da Memória, de 8h às 9h30; e aula de Coral das 10h às 11h30. Nas sextas-feiras, das 8h às 11h, acontecerão as aulas de artesanato.

Os cursos acontecem em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade/UnATI, órgão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As professoras Larissa Cavalcanti, psicóloga, e Sibele Dias, ministraram aula de oficina da memória e de música, respectivamente.

Numa primeira abordagem sobre a memória, Larissa Cavalcanti destacou aos segurados que nem sempre esquecimento está ligado ao envelhecimento. Mas, que diante desse quadro, é possível adotar alguns mecanismos que facilitam a lembrança dos compromissos assumidos. “Um desses procedimentos é colocarmos lembretes em lugares que sempre visualizamos, como portas de geladeira”, destacou.

No campo musical, Sibele Dias enfatizou sua experiência com o público de todas as faixas etárias, de crianças a terceira idade, onde percebeu que o diferencial entre os dois públicos em relação a musica reside apenas no comportamento e na cognição do entendimento do assunto, mas que o resultado do ensino musical aos dois públicos se assemelha. “Percebe-se o desenvolvimento da autoestima, das habilidades motoras e, no caso da terceira idade, também o estímulo à memória. O estudo da música não significa e nem resulta em apenas cantar, mas sim, incitar a mente e auxiliar no desenvolvimento de outras áreas do ser humano”.

As aulas da Oficina da Memória, Coral e Artesanato acontecem no auditório da Manaus Previdência, localizada na av. Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada. Informações sobre como participar podem ser obtidas pelo telefone (92) 3186-8027, das 8h às 14h. Os alimentos arrecadados com as matrículas serão entregues à UnATI que os destinará ao Lar São Vicente de Paulo, no bairro São Raimundo, zona Oeste.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS