Após três dias de operação, ‘Chapa Quente’ fiscaliza barcos e quase 14 mil pessoas são abordadas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Após três dias de ‘Operação Chapa Quente’, para fiscalizar e vistoriar as embarcações com destino ao 51º Festival Folclórico de Parintins foram realizados 13.903 procedimentos pela equipe de abordagem da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

barco
Fotos: Diego Caja

A ação, organizada em parceria com o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, teve um trabalho conjunto com Conselhos Tutelares, Delegacia Especializada em Proteção à Criança e o Adolescente (DEPCA) e Juizado da Infância e Juventude.

Segundo a assessora técnica da Semmasdh e coordenadora da ação pelo município, Vera Queiroz, as campanhas de conscientização de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, vem surtindo efeito. Tanto que não foi detectado nenhum caso de violação de direitos neste ano.

“Isso é resultado de um trabalho que já é desenvolvido a três anos. Não tivemos nenhum caso de crianças e adolescentes sendo abusados, ou sem documentação necessária em que devêssemos retira-los do percurso. Os pais já estavam preparados com documentos em mãos para serem atendidos. Os casos que surgiram puderam ser resolvidos no próprio local, sem precisar retornar para Manaus. E o número de crianças também foi menor do que os outros anos. Ou seja, é um trabalho de conscientização que de fato está acontecendo e vem dando certo”, comentou.

A coordenadora também destacou o trabalho conjunto da rede de proteção. “Foi sem dúvida um grande trabalho, onde de forma inédita, conseguimos reunir toda a rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes presentes no posto de fiscalização”, disse.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS