Na espera de autorização por parte da SMTU, Manautrans disse que aguarda para aplicar multas.
Obras que usam ‘faixa azul’ impedem início das ações, diz SMTU.
O corredor exclusivo de ônibus do sistema BRS (Bus Rapid Service) criado em fevereiro deste ano, na Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Sul de Manaus, continua sendo utilizado por outros veículos. Ainda não há data definida para o início da fiscalização e aplicação de punições aos motoristas que trafegam pela faixa específica do sistema. Após o período de orientação dos condutores, a Prefeitura de Manaus iniciaria a fiscalização para evitar o uso indevido do corredor de ônibus. Entretanto, o procedimento foi adiado em março. Sem a fiscalização, carros de passeio e veículos pesados continuam trafegando pela faixa azul.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) disse que aguarda permissão da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para intensificar a fiscalização e aplicar multas no trecho da Avenida Constantino Nery.
“Por enquanto, os agentes de trânsito orientam os condutores. Em casos em que o motorista flagrado persiste em trafegar pelo corredor mesmo depois de receber orientação, ele é multado”, afirmou Manaustrans. O órgão não soube informar o valor das multas aplicadas.
Segundo a SMTU, obras de recuperação do canteiro central em andamento e da Ponte do São Jorge, na Zona Oeste, têm afetado o tráfego de veículos na Avenida Constantino Nery, o que impede a implantação total do sistema.
“Às vezes, é necessário que os trabalhadores da obra ocupem parte da faixa do corredor exclusivo dos ônibus com materiais de construção. Por isso, não há ainda uma data para iniciar a aplicação de multas”, justificou o órgão.
A SMTU explicou que, inicialmente, a fiscalização será feita com agentes de trânsito e posteriormente por meio de radares de fiscalização eletrônica.
Atualmente, apenas os ônibus articulados com porta para embarque e desembarque pela esquerda utilizam as plataformas ao longo do corredor do BRS. Os demais ônibus permanecem trafegando pelas outras faixas da Constantino Nery. De acordo com a SMTU, as linhas migrarão para o sistema de forma gradativa. “A renovação de frota é um processo constante e a transferência de linhas de ônibus para a faixa da esquerda será feita gradativamente”, ressaltou a superintendência.