Amazonino propõe e aprova, no Conselho da Sudam, moção para ampliar prazo de incentivos fiscais, de cinco para 20 anos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Presente na 17ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam), em Belém (PA), nesta sexta-feira (1⁰/11), o governador Amazonino Mendes propôs moção, aprovada pelo conselho, em que solicita a ampliação, de cinco para vinte anos, do prazo de incentivos fiscais administrados pela Sudam. A moção será encaminhada ao Congresso Nacional, com o objetivo de sensibilizar os parlamentares sobre a necessidade e incluir a mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo Federal.

De acordo com o governador, a prorrogação dos incentivos ampliará a competitividade da região amazônica na captação de investimentos, tendo em vista que os investidores terão um horizonte mais amplo para planejar seus negócios e obter retorno satisfatório. Ele destacou, ainda, o alcance dos incentivos da Sudam, que abrange todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão).

“Temos a Zona Franca prorrogada por mais 50 anos e não há como caminhar de forma alijada, é fundamental que se integre a ações tão importantes para o desenvolvimento da Amazônia. E a ampliação dessa concessão fiscal (da Sudam), ela abrangerá toda a Amazônia Legal, Estados importantes como Mato Grosso, Tocantins, o estado do Pará”, destacou Amazonino.

O governador do Amazonas defendeu a mudança no artigo da LDO que trata do prazo dos incentivos. “Essa limitação encontrada na LDO, esse artigo é inimigo das pessoas pobres da Amazônia brasileira. É um artigo prejudicial, limitador, sem razão de ser, que desfigura por completo o alcance dos incentivos, cinco anos não existe”, afirmou ao defender a aprovação da moção a ser encaminhada ao Congresso Nacional.

A Sudam administra a concessão e incentivos relativos ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica, como redução fixa, isenção e reinvestimento de 30% do tributo.


 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS