Amazonino Mendes destaca avanços na Sead e participa de homenagem à esposa Tarcila

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

O governador Amazonino Mendes destacou, nesta quarta-feira (19/12), os avanços alcançados nesta atual gestão pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), dentre eles a correção de diretrizes administrativas e, sobretudo, a criação de um planejamento para novas matrizes da gestão pública para os próximos 20 anos. O balanço se deu durante a solenidade de lançamento do programa “Amazonas 2040: Gestão, Compliance e Inovação para o Estado do Amazonas” e inauguração do Auditório Governar “Tarcila Prado de Negreiros Mendes”, em homenagem à esposa (falecida) do chefe do Executivo.

“Gostaria de registrar a excelência do trabalho da Sead, de forma moderna, avançada, até ousada, buscando, inclusive, subsídio técnicos no exterior para aplicar nesse curto período de mandato e que, de forma ousada, deixa para o Estado um rumo, um norte, um caminho de governança. Isso é uma coisa extremamente ousada, inusitada e não é comum; nós nos depararmos com isso, sobretudo o espírito brasileiro que não é afeito a planejamento”, comentou o governador.

 

Foto: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

Na nova sede da Sead, bairro Aleixo, zona sul, Amazonino Mendes destacou que torce que o novo governo siga os passos do programa desenvolvido pela Sead, de forma que a impessoalidade governamental seja alcançada no futuro. “Isso é uma coisa nova, diferente, que deveremos valorizar com muito afinco. Oxalá, penso eu, que este legado final de um curto mandato seja um instrumento útil para o futuro governo. E a gente faz, se refere, porque os governos são impessoais. Cada governo que se sucede é nada mais, nada menos que a manifestação do povo para se autogovernar. Então, dentro desse espírito, deveremos ter o patriotismo, a boa intenção, a disposição de alvorar o que há de melhor”, disse o governador.

Emocionado, Amazonino Mendes agradeceu a singela homenagem à esposa Tarcila Mendes, durante a inauguração do auditório que leva o nome da falecida jurista. Diante de filhos, netos, e demais familiares, o governador relembrou a história de vida com a companheira, nascida em Maués.

Foto: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

 

“Eu diria aos senhores que a Tarcila não era uma pessoa comum. Ela era brilhante, inteligente. Eu a conheci nos meus 19 anos, ela com 18. Já na época, ela me inspirava com os seus conhecimentos da história clássica, pois era apaixonada pela cultura helênica, grega. Poeta na alma, no espírito, no sentimento, uma mulher ousada, corajosa, inteligente e abençoada pela natureza por uma beleza inexcedível. Ela deixou um vácuo brutal na alma desse homem que vos fala. Me deixou com a sensação de que eu sou um devedor eterno dos carinhos, da compreensão, do amor, que essa pessoa maravilhosa me deu. Tanto mais expressados pelo legado de três filhos maravilhosos, meu querido Armando, meu primogênito, Cristina e Lívia, e meus netos, que fizeram com que minha vida fosse menos dolorosa e amarga”, relembrou o gestor.

 

Para a titular da Sead, Ângela Bulbol, o novo programa de governo tem o objetivo de discutir medidas para a otimização da gestão. “Com muita ousadia, a gente olha para 2040, ou seja, o que o estado, as equipes, os gestores, precisam fazer para que a gente consiga um estado mais eficiente, um estado com maior credibilidade e um estado que devolva para a população de fato os serviços que ela espera, e, acima de tudo, dignidade, e espirito público, e o entendimento de que nós, gestores, somos apenas instrumentos da realização, de projetos dentro da Sead”, disse a secrretária.

Bulbol salientou ainda dos resultados alcançados dentro da Sead em menos de 12 meses de gestão. “Conseguimos economia em setores chaves, como combustível, controle efetivo no sistema de deslocamento, pagamento de diárias e passagens, e, fundamentalmente, a segurança na folha de pagamento. Nós encontramos vulnerável, e, hoje, com uma parceria com o INSS, nós temos o fortalecimento do sistema, no aspecto da sua segurança, e da certeza de que o estado está sendo austero, nesse que é o maior dispêndio, a maior despesa, que é a folha de pagamento”, finalizou.

Durante a solenidade foram lançadas as cartilhas sobre Lei de Responsabilidade Fiscal, de Integridade na Administração Pública, Manual de Conduta Ética do Servidor Público Estadual e o Caderno de Redação Oficial do Governo do Amazonas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS