Uma garota de 16 anos teria se matado na Malásia, depois de postar uma enquete em sua conta no Instagram perguntando aos seguidores se ela deveria morrer ou não, e 69% das pessoas votaram que ela deveria.
Segundo o relato do Guardian, a polícia malaia, que queria preservar o anonimato da menina, disse que a pesquisa mostrava a seguinte mensagem: “Realmente importante, ajude-me a escolher D [morte] / L [Vida]”. Sua morte levou Ramkarpal Singh, advogado e parlamentar do estado de Penang, no noroeste do país, a sugerir que aqueles que votaram nela para morrer poderiam ser culpados de incitar o suicídio.
Em fevereiro, o Instagram proibiu imagens gráficas e conteúdo relacionado à autoagressão de sua plataforma, alegando a necessidade de manter seguros os usuários vulneráveis. A rede social anunciou que irá lançar “telas de sensibilidade” para o bloqueio desse tipo de conteúdo. A mudança veio após o caso de Molly Russell, uma inglesa de 14 anos que cometeu suicídio em 2017. Segundo os pais da jovem, ela teria sido motivada por fotos vistas no Instagram.