Adaf realiza abertura da primeira etapa da campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa” em Presidente Figueiredo

Expectativa é vacinar 13 mil animais contra a febre aftosa

A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal  (Ulsav) do município de Presidente Figueiredo (distante 126 quilômetros de Manaus) realizou, nesta sexta-feira (06/05), a abertura da primeira etapa da campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa”,  na Fazenda Kamila, localizado no Km 194 da BR 174.

De acordo com o médico veterinário Fábio Trindade, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), a expectativa é vacinar aproximadamente 13 mil animais na primeira etapa da campanha que contempla bovinos e bubalinos de todas as idades. “Estamos trabalhando para vacinar o máximo do rebanho do município para proteger o patrimônio agropecuário do Estado e conquistar o quanto antes o status livre de febre aftosa sem vacinação” destacou Fábio.

Na oportunidade, foram  repassadas orientações para produtores rurais que estavam presentes na abertura, além da aplicação do imunizante no rebanho da propriedade, que conta com 600 animais. Para o proprietário Marcos Quirino, o produtor deve estar em dia com a Adaf para manter a sanidade dos rebanhos.

“Qualquer processo de comercialização de produtos de origem animal tem que ser levado a sério, então os produtores precisam levar a sério a campanha de vacinação para proteger o gado e resguardar a saúde pública”, destacou o pecuarista.

A campanha começou no dia 1° e segue até o dia 31 de maio. Após a vacinação, os produtores devem notificar, até o dia 15 de junho, a imunização do rebanho. Quem não vacinar estará sujeito a multa de R$ 40,00 por animal e R$ 300,00 por propriedade.

Estiveram presentes também as entidades parceiras, como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Municipal de Presidente Figueiredo e a Secretaria de Produção Rural do Município.

Close