Ação integrada contra o Aedes aegypti vai mobilizar Campo Dourado a partir de segunda-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais de mil imóveis da Comunidade Campo Dourado, na Cidade Nova, serão vistoriados a partir desta segunda-feira, 18, pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até a sexta-feira (22), numa ação integrada entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp) na operação “Todos contra o Aedes”, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

FOTO (4)

A abertura dos trabalhos será no Espaço Verde Campo Dourado – a área verde do loteamento –, situado na rua Santa Terezinha, esquina com a rua Fortaleza, com acesso pela Avenida G, das 8 às 12h.
A operação, segundo a secretária municipal de Saúde, em exercício, Lucilene Bezerra, será para orientar a população sobre a importância de fazer o check list uma vez por semana para evitar focos do mosquito dentro de casa. “Temos 1.642 agentes em toda a cidade, entre os de endemias e os de saúde, para evitar os criadouros do Aedes. Nosso foco é sensibilizar as pessoas para que façam, sempre no mesmo dia da semana, as vistorias nas residências e, também, nos locais de trabalho. Teremos 28 agentes de endemias no Campo Dourado, numa mega operação para o rastreamento dos focos”, ressaltou.
A Semsa também estará com a nova aliada no combate químico ao Aedes aegypt, a ‘MotoFog Fumacê’. Uma tecnologia norte-americana que fará a borrifação de inseticida em áreas de risco.

A Semmas participará com a Divisão de Educação Ambiental nas ações com os moradores, em aplicação de jogos dos tapetes ambientais, com o objetivo de sensibilizar as crianças através de uma aprendizagem lúdica da educação ambiental. “Iremos orientar os comunitários quanto ao tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos na natureza e suas influências para a proliferação do mosquito Aedes e vamos informar e sensibilizar a população quanto ao descarte correto destes resíduos”, ressaltou o secretário da Semmas, Itamar de Oliveira Mar.

Na ação a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizará mutirão de limpeza com mais de 150 trabalhadores, com a participação dos ‘Garis da Alegria’ – grupo lúdico do órgão, que ensina sobre os cuidados com o lixo. O objetivo também será levar informação às comunidades sobre os cuidados que se deve ter com os resíduos para evitar a proliferação do mosquito. “Estaremos com grupos de orientação, carro de som, equipes de conscientização e com muito trabalho de limpeza no bairro. Precisamos acabar com a ameaça social que é esse mosquito. Vamos falar com a comunidade sobre como cada um pode ajudar a diminuir essas doenças na nossa cidade. E cuidar do seu resíduo, do seu lixo domiciliar é uma forma de afastar esse mosquito”, avaliou o secretário municipal Paulo Farias.
A grande maioria das denúncias recebidas por meio do Disque Saúde 0800-280-8280 é relativa a terrenos baldios com problema de acúmulo de lixo. Desde o início das operações, no dia 4 de dezembro passado, o serviço recebeu mais de 650 denúncias, pelo menos 40% delas relacionadas à descarte irregular de lixo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS