Samu forma 12 novos condutores de ‘motolâncias’

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Serviço Móvel de Urgência (Samu) ampliou o número de profissionais capacitados a conduzir motolâncias (motocicletas utilizadas no socorro preliminar das vítimas de acidentes e problemas agudos de saúde). Ao longo desta semana, 12 condutores participaram do curso de capacitação oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Polícia do Exército (PE).

samu

O encerramento das aulas práticas e teóricas ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18, na sede do 7º Batalhão da PE. Essa é a terceira turma de condutores do Samu a participar do “Estágio de Motociclista”, oferecido pelos dois órgãos.

Durante a cerimônia de encerramento do curso, o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que as motolâncias ajudam os profissionais da saúde a chegarem mais rápido ao local de atendimento às vítimas. “Mesmo com prioridade, a ambulância enfrenta o tráfego pesado de veículos, enquanto as motos podem ser mais ágeis”. De acordo com o secretário, a capacitação para os condutores de motolâncias oferecido em Manaus é considerada uma dos melhores do Brasil.

“O 7º Batalhão de Polícia do Exército é a organização militar que tem no seu quadro os batedores policiais. Somos solicitados pelo Samu e, com grata satisfação, ministramos essa instrução aos motociclistas para que possam realizar essa tarefa com as melhores condições possíveis”, disse o subcomandante Raul José Vidal Júnior.

A técnica de enfermagem Rebeca Pereira, uma das servidoras que participou do treinamento, destacou que com as motolâncias é possível adiantar grande parte do atendimento de urgência. “Estabilizamos a vítima e aguardamos a ambulância chegar para realizar o transporte até à unidade hospitalar”, disse.

A colega Alessandra Oliveira completa informando que a ‘motolância’ é toda equipada. “Praticamente tudo o que tem dentro da ambulância, tem na moto como, por exemplo, oxigênio e colar cervical”, acrescentou. O serviço é sempre feito por duplas e segue o padrão nacional de atendimento, estabelecido pelo Ministério da Saúde para o Samu em todo o Brasil.

Durante o treinamento desta semana, os condutores do Samu receberam informações teóricas e práticas, no total de 36 horas de treinamento. Foram quatro horas de Legislação, duas horas de Segurança na Pilotagem, 26 horas de Técnicas de Pilotagem e quatro horas sobre Medidas Administrativas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS