O Secretário Municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, participou, na quinta-feira, 26, da reunião do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, órgão colegiado vinculado ao prefeito, para apresentar todas as ações adotadas pelo município no controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus.
Fotos: José Nildo/Semsa
“Já estávamos adotando medidas contra o mosquito desde a Portaria 1.175/2014, quando implantamos as brigadas em nossas 318 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por conta das ações de controle da Dengue e febre Chikungunya”, explicou o secretário. Mas, a partir da decretação do estado de emergência feito pelo Ministério da Saúde (MS) em novembro de 2015 e pela Prefeitura de Manaus em dezembro do mesmo ano, novas estratégias foram definidas e as ações intensificadas.
Exemplo disso são as parcerias feitas com instituições públicas e privadas, e entidades da sociedade civil, em apoio ao trabalho desenvolvido pelo município. “Elas são importantes e, só assim, vamos conseguir vencer o mosquito”, lembrou Homero de Miranda Leão. Atualmente, a estrutura de saúde do município conta com 725 brigadas implantadas e 2.228 multiplicadores capacitados.
A manifestação de apoio e colaboração às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ficou evidenciado pelo interesse dos conselheiros sobre o assunto, inclusive ao realizarem inúmeras indagações a respeito das ações. “Não é só uma obrigação do poder público realizar esse enorme trabalho. É fundamental que toda a sociedade se envolva, pois do contrário não vamos conseguir vencer essa guerra”, disse o presidente Felix Valois.