Wilker Barreto prestigia posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), participou, na manhã desta terça-feira (22), da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no biênio de 2016-2017, conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, no cargo deixado pelo conselheiro José Claudio Filho.

FOTO:TIAGO CORREA/CMM
FOTO:TIAGO CORREA/CMM

Na cerimônia, realizada auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, na sede do próprio órgão, também tomaram posse a vice-presidente Yara Amazônia Lins dos Santos, os conselheiros Júlio Pinheiro e Julio Cabral, respectivamente, como corregedor e ouvidor do TCE-AM para o biênio.

“Não tenho dúvida da competência do conselheiro Ari Moutinho adquirida ao longo dos anos. Acredito que o novo presidente vai assumir a Corte de Contas com muita responsabilidade, em um momento de muita pressão popular. A rigidez, flexibilidade e altivez serão necessárias para manter o respeito que tem esse órgão perante o Estado do Amazoans. Sai um experiente presidente, que é José Cláudio Filho, e entra um jovem competente”, disse Barreto, desejando ao mais novo presidente sucesso para realizar uma ótima gestão na prestação de serviços para o Amazonas.

“Entendo que nós temos que buscar cada vez mais transparência. O Tribunal de Contas, como órgão fiscalizador irá se empenhar cada vez mais para lutar por essa tão almejada transparência”, disse Ari Moutinho, acrescentando que é a transparência é um direito da sociedade e obrigação dos servidores tanto das esferas federal, municipal e estadual — “e nós que fazemos parte da rede de controle composta por esses órgãos, iremos cada vez juntar esforços na prestação de melhores serviços à população”, completou o recém empossado.

Na ocasião, o conselheiro lamentou a existência de gestores que confundem o público com o privado. “Essa Corte tem acima de tudo o papel de fiscalizar e orientar. “A escola de Contas do TCE irá contribuir para a formação de mão de obra qualificada para esses gestores. Iremos ensinar para podermos cobrar”, disse o conselheiro presidente, observando que a escola formou recentemente 120 Agentes de Controle Social (Profac), os quais serão ferramentas necessárias para o acompanhamento e a fiscalização da gestão do dinheiro público.

Os conselheiros Ari Jorge Moutinho e Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos foram eleitos, por unanimidade, no último dia 25 de novembro. O conselheiro Josué Filho irá coordenar a Escola de Contas Públicas do Tribunal.

Marcaram presença no evento o governador do Amazonas, José Melo (PROS), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), o conselheiro presidente do TCE do Estado de Minas Gerais, Sebastião Helvecio Ramos de Castro, representantes das Forças Armadas, deputados, entre outras autoridades.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS