Conscientizar crianças e adolescentes para o combate ao bullyng e ao preconceito, nas escolas, é a proposta do projeto “Teatro nas Escolas”, que este ano entra em sua terceira edição, com apresentações nesta quarta-feira, 3, às 9h, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção às Crianças Vítimas de Agressão”. O projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
A programação será na Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, no Lírio do Vale, Zona Oeste e contará com a apresentação de uma peça teatral com o tema “Teatro Fórum: O Bullying e o Contexto da Opressão” escrita e encenada pelos próprios alunos da escola e dirigida pelos instrutores do Núcleo de Teatro da Semjel.
O projeto é realizado desde 2013 pelo Departamento de Juventude da secretaria e já atendeu aproximadamente 1.500 alunos.
Após a apresentação, haverá palestras e debates entre os adolescentes com profissionais da área de educação e saúde, tirando dúvidas sobre as situações abordadas nas encenações.
A programação também contará com palestras, distribuição de material informativo com a campanha “Todos Contra o Cyber Bullying”, além da exibição de documentários que exemplifiquem histórias reais de pessoas vítimas de bullying quando jovens e quais as consequências.
Mais Sobre o projeto “Teatro nas Escolas”
As oficinas de teatro e apresentações teatrais são dirigidas pelo Núcleo de Teatro da Semjel, formado pelas estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, Deborah Ohana e Emille Nóbrega, que ministram ao todo 40 horas de aula. Os alunos inscritos estão na faixa etária de 12 a 14 anos, que necessitem desenvolver aptidões de concentração, ritmo, postura, desinibição, escrita, leitura e expressão, tendo aulas no contra turno escolar.
Segundo a Semjel, a meta é até o final do ano levar a oficina para todas as instituições de ensino que já receberam o “Teatro nas Escolas”. Desde 2013, foram realizadas sete edições do projeto, atingindo um público de 1.500 estudantes da Rede Pública de Ensino, nas Zonas Norte, Oeste e Zona Rural de Manaus.