O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) fiscalizou 62 estabelecimentos, no cumprimento de exigências de qualidade industrial, no primeiro dia da operação “Boas Festas”, iniciada nesta terça-feira, 18 de novembro, em Manaus. Ao todo, 9.520 produtos foram fiscalizados e quatro empresas notificadas por conta de 158 irregularidades identificadas.
Foram fiscalizados ainda 118 produtos na área de pré-medidos, com uma empresa notificada em razão de cinco irregularidades. O objetivo da operação é averiguar se os produtos, considerados típicos natalinos, estão com peso e qualidade compatíveis com os anunciados pelos estabelecimentos.
Na área de qualidade de produtos, as principais irregularidades foram a falta de certificação de qualidade e produtos com plugues fora do padrão. Com relação aos produtos pré-medidos, destacaram-se treze mostras de produtos variados natalinos que apresentaram diferença entre o peso original e o indicado na embalagem.
De acordo com o presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, a operação irá acontecer até o dia 12 de dezembro, levando as fiscalizações para toda a capital e a região metropolitana de Manaus. Uma vez detectada alguma irregularidade, os comerciantes e os importadores são autuados e têm prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. As multas podem variar entre R$ 100 e R$ 200 mil, dependendo do porte da empresa e do grau de reincidência.
Produtos – Na operação, um dos principais objetivos é verificar 160 mil produtos natalinos que serão fiscalizados pelo órgão nas áreas de pré-medidos e qualidade industrial. Ainda de acordo com o presidente do Ipem-AM, esta operação acontece regularmente, mas é intensificada durante os meses de festas de fim de ano.
Na área dos pré-medidos, estão sendo fiscalizados os produtos destinados às ceias de Natal e Ano Novo, como pernil, chester, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, castanhas, nozes, panetones e vinhos, entre outros, para verificar se a quantidade informada na embalagem corresponde ao peso declarado pelo fabricante.
Já na área da qualidade industrial estão sendo fiscalizadas as luminárias natalinas e brinquedos, a fim de verificar a conformidade dos produtos juntamente com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.